Com motores de até 184 cv e baterias para autonomia de até 450 km, o eVitara inaugura nova era para a Suzuki e visa competir no mercado global de SUVs elétricos
A Suzuki acaba de apresentar oficialmente o eVitara, seu primeiro SUV 100% elétrico, que promete inovação com potência e autonomia exclusiva. O modelo, projetado para o mercado global, será produzido na Índia e tem previsão de chegada aos consumidores em 2025. Com essa aposta, a Suzuki entra na era da eletrificação e amplia sua oferta de SUVs, trazendo um veículo que incorpora características tecnológicas avançadas e um design que chama atenção pela robustez e modernidade, de acordo com o site Terra.
Potência e tração integral com Allgrip-e
O eVitara terá várias opções de motor elétrico, com potências de 144 cv, 174 cv e a versão mais robusta de 184 cv, que traz um diferencial: o sistema de tração integral Allgrip-e. Esse sistema é possível devido à configuração de dois motores elétricos, com um eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, o que proporciona maior controle e desempenho em diferentes tipos de terreno.
A atração Allgrip-e reflete o compromisso da Suzuki em manter o DNA aventureiro de seus SUVs, adaptando-o à tecnologia elétrica. Essa configuração avançada de tração permite que o eVitara seja uma opção viável tanto para o uso urbano quanto para aventuras em estradas e terrenos mais solicitados.
- Manutenção do Carro: descubra se deve procurar um mecânico, loja de peças ou fazer você mesmo
- Um Porsche Carrera GT está abandonado há mais de 10 anos em uma concessionária, e ninguém parece querer tirá-lo de lá
- Desastre Nuclear de Fukushima: Explorador encontra toneladas de carros raros espalhados pela Zona de Exclusão
- Lecar 459: “Tesla brasileiro” de Elon Musk brasileiro revela interior com novas opções de personalização do híbrido nacional
Autonomia e baterias de longa duração
Para atender às demandas de autonomia dos consumidores, a eVitara oferece duas opções de bateria. A versão padrão possui uma bateria de 49 kWh, que oferece autonomia de até 310 km com uma única carga. Já a versão mais potente vem equipada com uma bateria de 61 kWh, permitindo uma autonomia de até 450 km, ideal para viagens mais longas e para aqueles que buscam maior flexibilidade de deslocamento.
Essa capacidade de autonomia coloca o eVitara como um concorrente direto de modelos elétricos de outras marcas populares, como o BYD Yuan Pro, o Kia EV3 e o Peugeot e2008. Assim, o SUV da Suzuki se posiciona com um bom custo-benefício para os consumidores que desejam um veículo com alcance significativo sem perder a praticidade e o estilo robusto.
Design externo moderno e atraente
O visual do eVitara foi pensado para atrair tanto os consumidores que buscam um design moderno quanto aqueles que desejam a robustez de um SUV. A frente do veículo exibe faróis conectados por uma barra horizontal, com uma assinatura em formato de “Y” deitado, que cria um visual único e arrojado. O para-choque robusto, o capô vincado e as caixas de roda com apliques plásticos reforçam o aspecto forte e sonoro do modelo.
Na parte traseira, o design segue a mesma linguagem visual, com uma coluna “C” larga e lanternas que imitam o formato “Y” dos faróis, além de uma interligação luminosa que confere um toque contemporâneo ao SUV. As dimensões do eVitara também são reduzidas para seu porte imponente, com 4,28 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,63 m de altura, garantindo espaço e conforto para os ocupantes.