1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Suzano inicia operação do primeiro caminhão elétrico de alta capacidade em Aracruz
Localização ES Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 2 comentários

Suzano inicia operação do primeiro caminhão elétrico de alta capacidade em Aracruz

Escrito por Corporativo
Publicado em 13/06/2024 às 20:55
Suzano inicia operação do primeiro caminhão elétrico
Crédito da foto: Divulgação

Suzano testa inovação sustentável com caminhão elétrico em Aracruz

Aracruz (ES), junho 2024 – A Suzano, líder mundial na produção de bioprodutos de eucalipto, em parceria com a VIX Logística, empresa do Grupo Águia Branca, deu início à operação do primeiro caminhão elétrico de alta capacidade do Brasil. Batizado de “Atlas”, o veículo, desenvolvido pela VIX, possui capacidade máxima de tração (CMT) de até 120 toneladas e já está sendo testado nas operações da Suzano em Aracruz.

Parceria para um futuro sustentável

A colaboração entre Suzano e VIX Logística marca um passo significativo na transição energética da frota de transporte de celulose. Esta iniciativa é parte dos Compromissos para Renovar a Vida da Suzano, que visam a construção de um mundo mais sustentável. Com o Atlas, a empresa espera reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa em até 20% no trajeto entre a fábrica e o Portocel, contribuindo para o combate à crise climática.

“A parceria com a VIX Logística é estratégica para nós, e esse teste representa um marco em nossos esforços para impulsionar a inovação em nossas operações. Acreditamos que essa iniciativa abre caminho para soluções de transporte mais limpas e eficientes”, afirma Beatriz Nalevaiko Venturini, gerente de Excelência Operacional da Suzano.

Avanços tecnológicos e ambientais

O caminhão elétrico Atlas, adaptado a partir de um chassi Mercedes Benz modelo Axor 3344, utiliza baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), que proporcionam uma economia de até 8.300 litros de diesel por mês e evitam a emissão de cerca de 21 toneladas de CO2. Este avanço representa um salto significativo em relação às capacidades convencionais de carga no mercado.

Elias Alves, diretor da VIX e responsável pelo VIVA – VIX Veículos Autônomos, destaca a importância da inovação: “Ter um drive de inovação dentro da empresa nos permite testar soluções criativas e arrojadas. A adoção de tecnologias eficientes e sustentáveis é uma grande tendência do mercado, e a VIX se destaca nesse movimento, mantendo-se na vanguarda do setor de logística.”

Monitoramento e perspectivas futuras

Os testes do Atlas começaram em maio e incluem um rigoroso monitoramento da autonomia e do desempenho operacional do veículo. A Suzano planeja, caso os resultados sejam positivos, expandir o uso do caminhão elétrico para outras operações, fortalecendo seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação tecnológica.


Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, além de ser líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A empresa é reconhecida por suas soluções sustentáveis e inovadoras, com produtos presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas em mais de 100 países. Com um século de história, a Suzano continua a renovar a vida a partir da árvore, enfrentando os desafios da sociedade e do planeta. Para mais informações, visite Suzano.

Sobre a VIX Logística

Com mais de 50 anos de experiência, a VIX Logística é especializada em soluções logísticas customizadas, atuando de norte a sul do Brasil. A empresa possui uma equipe de mais de 11 mil colaboradores e uma frota de 30 mil veículos, oferecendo um portfólio completo de logística dedicada. A VIX faz parte da VIXPar, que consolida os negócios de logística e mobilidade do Grupo Águia Branca.

Fonte:

edson@p6comunicacao.com.br 

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x