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Surto absurdo de coronavírus em plataformas de petróleo do Mar do Norte

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 13/04/2020 às 21:35
Plataforma Offshore Petróleo Mar do Norte Coronavírus

Nas últimas semanas, as infecções por coronavírus Covid-19 se espalharam por instalações de petróleo offshore. No Mar do Norte, pelo menos duas evacuações médicas trouxeram trabalhadores para terra firme após mostrarem sintomas de coronavírus.

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Em 19 de março, um trabalhador foi levado da Plataforma Brent Charlie da BP, a leste das Ilhas Shetland. O indivíduo mostrou sinais de coronavírus e foi levado para terra. Em 27 de março, a Hurricane Energy confirmou um caso no campo de Lancaster, onde opera. A guarda costeira enviou um helicóptero de emergência para a instalação flutuante de produção, armazenamento e descarga de Aoka Mizu. Lá, eles levaram um trabalhador em uma “situação de vida e morte”.

Em 30 de março, um funcionário da prestadora de serviços Stork foi transportado por via aérea da plataforma Elgin, operada pela Total. As empresas confirmaram mais tarde que o trabalhador havia morrido dois dias depois, em casa, em Sheffield. Embora a Upstream tenha relatado que o trabalhador foi transportado de avião em um helicóptero equipado com suspeita de pacientes com coronavírus, a morte não foi confirmada como causada pelo Covid-19.

Em 3 de abril, um trabalhador da plataforma Ninian Southern foi levado de avião para o hospital. Lá, eles testaram positivo para a presença de coronavírus, como mais tarde confirmado pela Canadian Natural Resources International. A empresa também disse à Energy Voice que o trabalhador foi removido por motivos “não diretamente relacionados a sintomas consistentes com o Covid-19”.

Casos de coronavírus intensificam esta semana

Um trabalhador foi retirado da plataforma Clair Ridge da BP em 6 de abril, após testes positivos. Eles foram levados para terra e receberam alta de um hospital de Shetland para isolar em casa.

No dia seguinte, a Spirit Energy anunciou que estava suspendendo a produção no campo de Chestnut. Um caso confirmado e um suspeito de Covid-19 foram evacuados do campo nos dias anteriores.

O operador de serviços offshore TechnipFMC confirmou vários casos de coronavírus a bordo de um de seus navios no Mar do Norte em 8 de abril. Após uma mudança de tripulação, o navio de apoio ao mergulho Deep Discoverer realizou dois casos de Covid-19 com sintomas. O TechnipFMC também disse que havia “vários casos assintomáticos positivos”.

O órgão de comércio de petróleo e gás do Reino Unido (OGUK) realiza um briefing semanal sobre o progresso do coronavírus. Hoje, o diretor de saúde e segurança Trevor Stapleton disse estar “ciente de dois casos, possivelmente três”, que resultaram em evacuações médicas até agora. No entanto, ele não pôde confirmar que eram Covid-19, pois as informações médicas eram confidenciais.

Devido a essa confidencialidade e ao fato de todos os testes serem realizados em terra, a OGUK não teve um número total de casos confirmados na plataforma continental do Reino Unido.

Stapleton também disse que o número de casos no exterior “não estava em descompasso com a população em geral”.

Melhores práticas para trabalhadores offshore

A Health Protection Scotland informou à OGUK que os casos de coronavírus sem sintomas tinham risco “muito baixo” de infecção e poderiam ser implantados com segurança no Mar do Norte.

Stapleton disse que nem sempre é possível manter o distanciamento social, mas o órgão comercial aconselha as operadoras a deixar os trabalhadores dormirem em quartos individuais e a escalonar os intervalos para o almoço para reduzir a aglomeração nas cantinas.

Ele disse: “A estratégia é reduzir as pegadas, descer para níveis mínimos de tripulação enquanto ainda estiver operando com segurança. Na tripulação mínima, há mais oportunidades para colocar as pessoas em cabines individuais. No entanto, há momentos em que, por razões de segurança, os operadores precisam atrair mais pessoas, caso em que a ocupação única não é possível “.

Pilotos de helicópteros de transporte de tripulação são frequentemente expostos a vários passageiros em pequenos espaços. Stapleton disse que a OGUK está procurando maneiras de impedir a transmissão sem comprometer a segurança do piloto. Os testes de temperatura e os questionários permanecem no local nos heliportos.

Prevenção de coronavírus no futuro

O órgão de comércio pediu às autoridades que os trabalhadores offshore sejam priorizados para testes quando estiverem disponíveis além do sistema de saúde.



Stapleton disse: “Temos que concordar com uma estrutura sobre quem recebe a primeira chance de testar. As autoridades estão nos ouvindo, porque somos tão únicos e não é fácil obter tratamento imediato para [trabalhadores offshore]. ”

“Na minha opinião, a força de trabalho offshore deve estar no topo da lista de prioridades, mas no momento não temos nenhuma indicação sobre a próxima rodada de testes.”

Alguns trabalhadores offshore disseram que os protocolos de segurança não estão sendo seguidos. Stapleton aconselhou os trabalhadores a informarem seus representantes sindicais ou de segurança, ou a informar à OGUK ou Step Change in Safety. Ele disse: “Somente obtendo esse feedback, podemos ir para as operadoras e tentar fazer a diferença”.

Outros países tomaram precauções contra a propagação do Covid-19, como na Nigéria, onde o distanciamento social é imposto em instalações offshore.

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

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