Setor supermercadista busca jovens do serviço militar para preencher 357 mil vagas abertas e impulsionar contratações formais no país.
Segundo informações da Folha de São Paulo, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) prepara o lançamento de uma plataforma para conectar jovens que saíram do Exército a vagas no setor supermercadista.
A ferramenta será apresentada no final de maio e busca combater a falta de mão de obra, além de facilitar a entrada desses jovens no mercado de trabalho.
Setor enfrenta dificuldade para contratar
Segundo a Abras, existem 357 mil vagas abertas em supermercados no Brasil. No entanto, muitas redes têm dificuldade para encontrar trabalhadores. Jovens preferem jornadas mais flexíveis e salários mais altos, o que complica as contratações.
-
Heineken abre mais de 30 vagas 100% home office com salários de até R$ 22 mil e benefícios exclusivos
-
Nova chance no IBGE: concurso público de nível médio oferece quase 10 mil vagas, salários acima de R$ 4 mil + auxílio-alimentação e transporte
-
Fim de ano promete 450 mil vagas temporárias: saiba onde estão as oportunidades
-
Alcast do Brasil abre vagas de emprego em Araucária com oportunidades para diferentes áreas
“O desafio está principalmente no salário de entrada, que muitos consideram baixo, mas não levam em conta os direitos assegurados pela carteira assinada e os demais benefícios“, afirma Márcio Milan, vice-presidente da Abras.
A nova plataforma reunirá informações sobre postos de trabalho, salários e planos de carreira. A associação também quer intensificar encontros com os jovens ainda durante o serviço militar obrigatório, antes do término da prestação.
Projeto-piloto mostra bons resultados
No final de 2023, a Abras iniciou um projeto-piloto em parceria com o Grupo Pereira. Foram realizados encontros entre comandos militares e supermercados para explicar as oportunidades.
O Grupo Pereira já começou a recrutar novos funcionários e recebeu inscrições de egressos do Exército. “Tivemos uma excelente recepção, mostrando que no varejo também tem possibilidade de crescer“, disse Paulo Nogueira, diretor de Recursos Humanos do grupo.
Além disso, o setor já atua com programas de contratação de pessoas acima de 50 anos, refugiados e pessoas egressas do sistema penal.
Parcerias se expandem para Marinha e Aeronáutica
A Abras negocia com o Ministério da Defesa a ampliação da iniciativa para a Marinha e a Aeronáutica. No Rio de Janeiro, uma parceria semelhante já existe.
A Asserj (Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) trabalha com o Corpo de Fuzileiros Navais, qualificando egressos da Marinha. Mais de 500 pessoas já foram contratadas.
Outra solução para a falta de trabalhadores foi buscar candidatos inscritos no CadÚnico. Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, o grupo Carrefour reservou 10% das vagas para beneficiários de programas sociais. Em 2023, 53 mil pessoas foram contratadas.
Esses trabalhadores mantêm parte do benefício do Bolsa Família por até 24 meses, mas o governo Lula discute reduzir esse prazo para 6, 12 ou 18 meses.