O Hyperion XP-1 é um superesportivo elétrico movido a hidrogênio que atinge uma velocidade máxima de mais de 350 quilômetros por hora e vai de 0 a 100 em apenas 2,2 segundos
A empresa californiana Hyperion levou mais de dois anos para projetar e construir o XP-1, um superesportivo elétrico movido a hidrogênio. A empresa exibiu oficialmente o primeiro protótipo do veículo elétrico esportivo, no Salão Automóvel de Los Angeles.
O design do protótipo do XP-1, não mudou muito desde que o projeto foi apresentado pela fabricante há dois anos. Como resultado, ele tem proporções ímpares, entradas de ar intrincadas e componentes que se projetam da carroceria, como pás móveis cobertas por painéis solares.
O superesportivo elétrico a hidrogênio pode ir de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 2,2 segundos e tem velocidade máxima de 350 quilômetros por hora, seu desempenho é comparável ao de um super carro de competição.
- Mais forte que Hilux? Mitsubishi Triton é um tanque de guerra: 205 cv e 47,9 kgfm de respeito!
- Quais os carros com correia dentada banhada a óleo que estão dando dor de cabeça para motoristas no Brasil?
- Ford choca ao registrar patente para exibir anúncios nos alto-falantes e telas dos carros: publicidade na sua direção?
- Hyundai HB20 finalmente chega à Argentina após 12 anos e promete sacudir o mercado com rivalidade acirrada!
A Hyperion Motors levou dez anos para desenvolver seu super veículo elétrico esportivo, mas agora podemos afirmar com confiança que a espera valeu a pena. O chassi do veículo é composto de titânio e fibra de carbono, e pesa apenas 1.031 quilos, o que é considerado bastante leve.
Os seus tanques de combustível também são feitos de fibra de carbono, e quando estiverem totalmente cheios, o superesportivo elétrico a hidrogênio terá uma autonomia de mais de 1.635 quilômetros. Segundo a fabricante, o abastecimento do Hyperion XP-1 levará apenas cinco minutos.
Por causa de seus contornos arredondados, seus finos faróis horizontais de LED e sua grande entrada de ar na frente, os apaixonados por carros superesportivos, dizem que o design lembra a aparência dos modelos da Bugatti. Veja o vídeo:
O supercarro elétrico a hidrogênio da Hyperion é equipado com tração nas quatro rodas e possui peças aerodinâmicas ativas compostas de painéis solares
Essas peças são úteis tanto no processo aerodinâmico de contorno de curvas quanto, são articuladas para seguir o curso do sol. Esse processo ajuda a converter a luz em energia para os motores do carro elétrico, que não depende somente do hidrogênio.
As portas do modelo abrem deslizando para cima, e o habitáculo é construído em vidro. Os passageiros do superesportivo elétrico a hidrogênio Hyperion XP-1, podem escolher sua própria configuração de iluminação dentro do veículo.
Os escapamentos são do tipo bicilíndrico, porém, ao invés de fumaça, apenas vapor d’água pode ser visto emergindo deles. Segundo o fabricante, um dos objetivos do lançamento do XP-1 era incentivar o desenvolvimento de uma infraestrutura de energia de hidrogênio.
No interior, o design contemporâneo é completado com fibra de carbono, titânio e couro costurados à mão. O painel do superesportivo é de altíssima performance, que conta com tecnologia de controle por gestos, e conta com uma tela de 98 polegadas.
A fabricação do superesportivo elétrico a hidrogênio da Hyperion, que deveria começar ainda em 2022, foi adiada para o próximo ano. Segundo a fabricante, serão fabricadas apenas 300 unidades do veículo. Apesar do atraso, a Hyperion está aceitando reservas por meio de sua página online, no entanto, os preços ainda não foram determinados.