Menu
Início Supercondutores: a revolução tecnológica que pode mudar tudo, energia limpa e ‘barata’ pra todo o planeta

Supercondutores: a revolução tecnológica que pode mudar tudo, energia limpa e ‘barata’ pra todo o planeta

28 de novembro de 2023 às 21:04
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Supercondutores: a revolução tecnológica que pode mudar tudo, energia limpa e 'barata' pra todo o planeta
Descoberta do LK-99, projeto para ser um supercondutor, acende esperanças e desafia a ciência (Imagem / Divulgação)

O sonho da supercondutividade à temperatura ambiente, mais perto do que nunca?

Sabe aquela história de parece bom demais pra ser verdade? Pois é, o mundo científico viveu algo assim com o LK-99, um possível supercondutor a temperatura ambiente que, se confirmado, poderia ser um verdadeiro “gol de placa” na tecnologia.

A supercondutividade, que permite a transferência de energia sem perdas, energia limpa, é um daqueles assuntos que fazem qualquer um arregalar os olhos. Imagina só, energia limpa e barata pra todo o planeta!

Artigos recomendados

Supercondutores: os craques da eficiência energética

Os supercondutores não são novidade, já são usados em trens de levitação magnética e em máquinas de ressonância magnética, mas a pegadinha é que eles precisam de temperaturas geladas pra funcionar. E aí que entra o LK-99, que prometeu mudar esse jogo, mas será que entregou o que prometeu?

A notícia do LK-99 correu mais rápido que notícia ruim, mas, como em muitas descobertas científicas, o caminho até a confirmação é cheio de buracos. No passado, já tivemos anúncios de supercondutores a temperatura ambiente que acabaram não se confirmando, muitas vezes manchados por acusações de desonestidade acadêmica. E com o LK-99, não foi diferente.

O LK-99, entre a esperança e a desconfiança

O LK-99 até mostrou algumas propriedades interessantes, mas, até agora, não se confirmou como um supercondutor de verdade. A pesquisa ainda tá rolando, e laboratórios do mundo todo estão tentando replicar os resultados. Mas, por enquanto, o LK-99 tá mais pra “quase lá” do que pra revolução tecnológica.

Enquanto o LK-99 não se decide, os supercondutores de alta temperatura já estão fazendo a diferença em lugares como Seúl, na Coreia do Sul. Eles ainda precisam de frio, mas nada comparado às temperaturas extremas dos supercondutores tradicionais. Essa tecnologia já tá ajudando a lidar com a demanda crescente de energia em áreas urbanas densas.

Até o Sérgio Sacani tirou um tempinho pra falar sobre o LK-99, veja abaixo.

Vídeo / SpaceToday

O potencial transformador dos supercondutores

A verdade é que a supercondutividade tem um potencial gigantesco, poder transportar energia sem perdas por grandes distâncias seria um divisor de águas. Imagina só, energia solar da África e da Europa sendo usada nas Américas e vice-versa. Seria uma revolução na forma como lidamos com energia renovável e na nossa luta contra as mudanças climáticas.

O LK-99 ainda não é o herói que esperávamos, mas a busca continua, a ciência é assim, cheia de altos e baixos, mas sempre em frente. E quem sabe, talvez o próximo grande anúncio seja o gol de placa que estamos esperando. Por enquanto, seguimos na torcida e de olho no futuro!


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar