De Porsche a Lamborghini, descubra os valores chocantes de IPVA, seguro e manutenção que acompanham os carros mais desejados do país.
Ter um supercarro na garagem é o sonho de muitos brasileiros, mas você sabe qual é o custo real por trás desse luxo? Modelos de marcas como Ferrari e Lamborghini impressionam nas ruas, mas a fatura para mantê-los vai muito além do preço de compra. Os gastos anuais com impostos, seguros e peças podem ser tão impressionantes quanto a potência de seus motores.
Quanto custa comprar os supercarros mais cobiçados?
O mercado de supercarros do Brasil é para poucos, com valores que definem a exclusividade. Para se ter uma ideia, um Porsche 911 GT3 RS não é encontrado por menos de R$ 2,5 milhões. Se o desejo for um McLaren Artura, o valor salta para R$ 6 milhões. No panteão italiano, uma Ferrari SF90 Stradale custa em torno de R$ 8 milhões, enquanto o topo da cadeia, um Lamborghini Revuelto, pode exigir um investimento de R$ 10 milhões e paciência na fila de espera.
Porsche 911 GT3 RS: performance com custo elevado
O Porsche 911 GT3 RS é um ícone de performance, mas seu custo de aquisição de R$ 2,5 milhões é apenas o ponto de partida. O proprietário deve estar ciente de que os custos para mantê-lo rodando são igualmente expressivos, começando pelos altos valores de seguro e IPVA calculados sobre seu preço milionário.
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Ferrari, Lamborghini e McLaren: a exclusividade bilionária
Para quem busca o máximo de exclusividade, modelos como o Aston Martin DBS Superleggera, que parte de R$ 5,5 milhões, representam o ápice do luxo automotivo. Esses veículos não apenas possuem um valor de compra astronômico, mas impõem despesas de manutenção que seguem a mesma escala grandiosa.
O peso do IPVA e do seguro no orçamento anual
Manter um supercarro legalmente no Brasil tem um custo fixo altíssimo. O seguro anual para uma Ferrari ou Lamborghini, por exemplo, pode ultrapassar facilmente os R$ 120 mil. Somado a isso, o IPVA, que pode chegar a 4% do valor do veículo, representa uma despesa que, em muitos casos, supera os R$ 200 mil por ano.
Os custos que não aparecem na vitrine
A manutenção é onde a fatura oculta realmente aparece. Uma simples inspeção anual em um McLaren pode custar mais de R$ 30 mil. Se for preciso trocar peças de performance, a conta sobe drasticamente: um único disco de freio de cerâmica pode sair por mais de R$ 50 mil. Para completar, serviços especializados de detalhamento e proteção da pintura frequentemente ultrapassam os R$ 10 mil.