A evolução das superbaterias promete revolucionar o setor de mineração, reduzindo drasticamente as emissões de carbono
À medida que a necessidade de descarbonização aumenta, dois principais fabricantes de equipamentos pesados estão na vanguarda do teste de baterias para caminhões de mineração com capacidade superior a 200 toneladas. Estes avanços abrem caminho para os primeiros veículos desse porte totalmente elétricos.
Segundo o relatório Electric Mine, o gigante americano Caterpillar já testa uma bateria para um caminhão de 265 toneladas. Simultaneamente, a alemã Liebherr está analisando uma bateria de alta densidade para um dos seus modelos, com capacidade para 240 toneladas.
Superbaterias: A solução para caminhões verdes de grande porte
Até agora, os modelos de baterias criados só conseguiam mover caminhões com menos de 200 toneladas. Por isso, essas novas superbaterias são um passo crucial na viabilização de uma nova geração de caminhões verdes, superando os modelos híbridos diesel-eletricidade e os caminhões a hidrogênio.
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
- Guia Completo da Arval: Dicas Incríveis para Maximizar a Vida e Desempenho dos Seus Carros Elétricos
- Impulsionando o Futuro: MTR Solar Revoluciona o Setor com Complexo Inovador e Soluções Verdes
- Sil Fios e Cabos Elétricos: Vencedor do Prêmio Anamaco 2024 pelos 50 Anos de Excelência em Condutores Elétricos.
A perspectiva de eliminar as emissões diretas dos veículos responsáveis pela maior parte do transporte de minério no mundo é um grande avanço no setor. Esses veículos constituem metade da pegada de carbono do setor de mineração. Portanto, as superbaterias oferecem um avanço substancial para atingir o objetivo de neutralizar as emissões até 2050, conforme o desejado pelas mineradoras do conselho ICMM.
No entanto, apesar do progresso representado pelas superbaterias, o relatório da Mining Magazine e Australia’s Mining Monthly enfatiza que a descarbonização total do setor ainda depende de pesquisas adicionais.
Os desafios do carregamento das superbaterias
Os sistemas embarcados de recarga de baterias, cruciais para ampliar a autonomia dos veículos, ainda não apresentam soluções adequadas. A falta de carregadores universais e a necessidade de aprimorar os carregadores estacionários existentes para reduzir o tempo de recarga também são obstáculos a serem superados.
A fabricante de sistemas elétricos ABB acredita ter uma solução alternativa. A empresa está explorando o uso de linhas elétricas aéreas, semelhantes aos trólebus urbanos e caminhões híbridos em minas, para carregar baterias de modelos pesados. Neste sistema, a bateria é carregada continuamente enquanto o caminhão está em movimento.
Atualmente, a ABB possui dois sistemas de trolley em minas de cobre na Suécia e no Canadá. Esses sistemas têm demonstrado ser capazes de mover híbridos pesados com até 90% menos emissões de CO2 e o dobro da velocidade média dos equivalentes a diesel. Contudo, a empresa ainda não revelou planos para testar caminhões totalmente elétricos nestas redes.
A evolução das superbaterias e os desafios em torno do carregamento eficiente desses dispositivos são temas que seguem em destaque no campo de pesquisa e desenvolvimento da indústria de mineração. A possibilidade de tornar o setor mais sustentável com a utilização dessas tecnologias aponta para um futuro promissor, no qual a mineração e o meio ambiente podem coexistir harmonicamente.
Créditos : Daniel Medeiros