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Summit Portos: Modernização de terminais é o caminho para que o Brasil aumente sua participação no mercado internacional

Escrito por Junior Aguiar
Publicado em 08/09/2022 às 16:40
Atualizado em 09/09/2022 às 06:30
portos, brasil, summit
evento reuniu autoridades e especialistas do setor portuário para debater os desafios e soluções

Evento reuniu, em Brasília, autoridades e especialistas para debater desafios e soluções que podem colocar o setor portuário brasileiro em nível de competitividade internacional

Investimentos, visando a modernização de portos pelo Brasil, é uma necessidade urgente para que o país aumente sua eficiência e capacidade de atuação na cadeia logística internacional. Mas para que as empresas tenham interesses ainda maior em aplicar seus recurso por aqui, é essencial segurança jurídica e licitação sem restrições, seja para os investidores nacionais ou internacionais. E essa foi a ideia central dos debates promovidos pelo Summit Portos 2022, realizado em Brasília (DF).

O evento reuniu autoridades e especialistas do setor portuário para debater os desafios e soluções que podem fazer o Brasil subir de nível e alcançar patamares internacionais. Na abertura, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, destacou que o setor se adaptou às dificuldades do aumento da demanda durante o auge da pandemia de Covid-19, e por isso, está pronto para crescer.

Ainda durante a abertura do Summit Portos, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, afirmou que é necessário agilizar as decisões dos órgãos de controle e que esses “não podem ter apenas caráter punitivista”. O ministro defendeu também disse que o Brasil não sairá da péssima colocação em rankings internacionais de infraestrutura portuária se os investimentos privados não aumentarem consideravelmente.

Evento foi dividido em painéis de debates

Três painéis de debates foram promovidos durante a edição deste ano do Summit Portos em Brasília. O primeiro, cujo tema foi “Diagnóstico do Setor Portuário – Impacto das restrições da capacidade portuária nos custos e na eficiência logística do país”. Na ocasião, destacaram as formas de ampliação infraestrutura nacional diante da reconfiguração que o mundo está passando pós-pandemia.

Participaram desse momento: o consultor Gesner Oliveira, o superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Alexandre Barreto; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery; e o executivo de assuntos logísticos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), José Perboyre Gomes.

Gesner Oliveira defendeu que, num setor com características singulares, as vantagens da integração vertical – com a união de forças de players da cadeia produtiva proporcionando redução de custos –, e a necessidade de segurança jurídica para novos investimentos. Apontou, ainda, os empecilhos que devem ser evitados na concessão do STS10, área do novo terminal de contêineres em Santos (SP).

O tema do segundo painel foi sobre “Melhores práticas adotadas no mundo”, no qual os palestrantes indicaram que o Brasil ainda tem muito a avançar em relação ao atendimento da demanda do setor de contêineres. O grupo de debate foi composto pelo consultor de infraestrutura da Câmara dos Deputados, César Mattos, pelo head of terminals Americas da empresa APM Terminals, Leo Huisman, pelo representante da Fundação Valência Portos, Jonas Mendes Constante, pelo gerente-geral de logística da Eldorado Brasil Celulose, Flávio da Rocha Costa, e pela coordenadora-geral do Cade, Lilian Marques.

Já o terceiro painel do Summit Portos focou nos desafios do setor portuário brasileiro. Na visão dos palestrantes, a falta de planejamento é o fator de atraso para o desenvolvimento nacional. Segundo o exposto, mais de 68% das encomendas internacionais de navios contêineres no mundo são com capacidade superior a 12.500 TEUs (unidade equivalente de carga de 20 pés). Os portos do Brasil, porém, ainda não operam regularmente com embarcações desse porte. Portanto, é essencial a modernização da infraestrutura.

Encerramento

O secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Marcus Vinícius Dias, ministrou a palestra de encerramento do Summit Portos 2022. Ele abordou sobre os processos de verticalização na área da saúde e que ajudaram a enfrentar os desafios logísticos na Pandemia. O diretor de investimentos e terminais da TiL (Terminal Investment Limited), Patricio Junior, também deixou sua fala de encerramento no evento, desejando que o país possa avançar cada vez mais, de forma que consiga captar investimentos internacionais.

Junior Aguiar

Jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco | Produtor de conteúdo web, analista, estrategista e entusiasta em comunicação.

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