1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Suíça começa a construir um novo tipo de represa hidrelétrica, prometendo mudar o setor!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Suíça começa a construir um novo tipo de represa hidrelétrica, prometendo mudar o setor!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 20/12/2023 às 21:58
Atualizado em 22/12/2023 às 18:05
Suíça começa a construir um novo tipo de represa hidrelétrica, prometendo mudar o setor!
Foto: scia.net/Represa Nant de Drance

A Suíça está avançando na construção de uma avançada represa hidrelétrica reversível com capacidade de 900 MW. Esta nova estrutura se destaca por sua tecnologia inovadora e múltiplas vantagens.

A Suíça está trazendo inovação no campo da energia renovável com a construção da Nant de Drance, uma nova e impressionante represa hidrelétrica reversível. Com uma capacidade de armazenamento excepcional, ela já está sendo referida como uma ‘mega barreira‘. Localizada no município de Finhaut, no distrito de Saint Maurice, e a aproximadamente 14 km de Martigny, esta usina hidrelétrica representa um marco significativo em termos de tecnologia e sustentabilidade energética.

Nova represa hidrelétrica conta com investimento de U$D 1,9 Bilhão

Trata-se de uma usina hidrelétrica reversível no Cantão de Valais, no sul da Suíça. Esta região é lar da majestosa montanha Matterhorn, com formato de Pirâmide, além de abrigar refinados resorts alpinos. A construção da nova represa hidrelétrica contou com um alto investimento de U$D 1,9 bilhão e o projeto tem capacidade instalada de 900 MW de potência.

Para se ter uma noção, apenas a usina hidrelétrica reversível Linth-Limmern é ainda mais potente com cerca de 1000 MW. Além disso, a capacidade de armazenamento de energia da Nent de Drance é nada menos que 20 GWh. Vale destacar que uma usina hidrelétrica reversível é caracterizada por ser dotada de mecanismos com foco em armazenar energia excedente para o uso posterior durante períodos de demanda elevada.

Este tipo de represa hidrelétrica opera através de um sistema turbobomba, possibilitando ciclos de funcionamento diários, semanais e sazonais. Nessas instalações a água é bombeada para o reservatório inferior geralmente durante períodos de baixa demanda de energia para o reservatório superior, utilizando uma turbina bomba.

Quando é necessário usar a energia armazenada, o processo é revertido e a água flui do reservatório superior para o inferior, movimentando as turbinas hidráulicas ao longo deste trajeto e gerando energia elétrica. Para viabilizar este tipo de projeto é fundamental encontrar uma localidade com características geográficas que possibilitem a criação de dois reservatórios separados.

Vantagens desta nova represa hidrelétrica da Suíça

Uma das vantagens das usinas hidrelétricas reversíveis é a sua capacidade de Black Start, ou seja, a possibilidade de colocar esta represa hidrelétrica em operação sem a necessidade de grandes quantidades de energia elétrica. Isso é importante, por exemplo, no caso de uma queda de energia de grande escala. As pequenas quantidades de energias necessárias para abrir o treno, por exemplo, podem vir de baterias.

Além disso, as usinas hidrelétricas reversíveis podem ser colocadas em operação rapidamente.Desta forma, sendo adequadas para equilibrar flutuações no fornecimento de energia que muitas vezes podem ocorrer com o uso de energias renováveis. A quantidade de energia produzida pode ser influenciada pela regulação do fluxo de água. O custo por kWh armazenado é menor que outras formas de armazenamento.

Nova represa conta com capacidade para armazenar 25 milhões de m³ de água

Em 2008 teve início a construção da nova represa hidrelétrica da Suíça, que passou por vários desafios até entrar em operação em 2022. A usina é propriedade da Nant de Drance S.A, estando localizada a 600 metros abaixo do solo e conecta dois reservatórios de água, que ficam 300 metros mais abaixo.

O reservatório superior possui uma capacidade de armazenamento de 25 milhões de m³ de água equivalente a 6.500 piscinas olímpicas. Para esvaziar completamente o reservatório seria necessário cerca de 20 horas.

Ao longo de um ano, os sistemas podem armazenar cerca de 20 milhões de quilowatts-hora de eletricidade, correspondendo à capacidade de 400 mil baterias de carros elétricos. Nesta usina, a água pode ser liberada do Lago superior para o inferior conforme necessário e pode ser turbinada ao longo do caminho. O caminho inverso também é possível, a água pode ser bombeada do lago inferior para o superior.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x