A aeronave SR-72 é o sucessor do icônico Blackbird e promete revolucionar a aviação com sua capacidade hipersônica, sendo usada em operações militares ultra-rápidas e reconhecimento estratégico.
O SR-72 vem ganhando destaque desde 2013, quando a Lockheed Martin revelou planos para desenvolver uma aeronave hipersônica revolucionária. Desde então, o projeto tem atraído atenção pelo seu potencial de transformar o campo de batalha aérea.
Em 2017, a Lockheed anunciou avanços no programa, destacando a ambição de alcançar velocidades superiores a Mach 6. Já em 2018, rumores indicavam que um protótipo chamado Flight Research Vehicle (FRV) estava em testes na Califórnia, alimentando especulações sobre o progresso da aeronave.
Mais recentemente, em 2023, a Lockheed reafirmou que o SR-72 segue no caminho para realizar seu primeiro voo em 2025. Entretanto, informações adicionais permanecem em sigilo, característica típica da divisão Skunk Works, famosa por desenvolver projetos altamente confidenciais.
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Especificações técnicas impressionantes da aeronave
O SR-72 promete elevar o padrão da aviação militar com avanços técnicos significativos. Entre os principais destaques estão:
- Propulsão avançada: Equipado com um motor de ciclo combinado baseado em turbinas (TBCC), o SR-72 integra turbinas convencionais com motores scramjet. Essa configuração permite transições suaves entre velocidades subsônicas e hipersônicas, garantindo alta eficiência e desempenho.
- Velocidade extrema: Capaz de atingir Mach 6 (aproximadamente 7.400 km/h), a aeronave será duas vezes mais rápida que seu antecessor, o lendário SR-71 Blackbird, que alcançava Mach 3.2.
- Design e altitude: Com um design otimizado para altitudes elevadas, o SR-72 oferece vantagens estratégicas em vigilância e capacidade de lançar mísseis hipersônicos com precisão letal.
Esses atributos fazem do SR-72 uma plataforma incomparável para missões em ambientes altamente contestados.
Desafios e investimentos
O desenvolvimento do SR-72, no entanto, não tem sido isento de desafios. Em julho de 2024, a Aviation Week relatou que o programa enfrentou um estouro de orçamento de US$ 45 milhões no segundo trimestre, elevando as perdas totais para US$ 335 milhões desde 2022.
Esses custos refletem os investimentos substanciais da Lockheed Martin em tecnologia avançada e aquisição de componentes. Apesar dos riscos financeiros e técnicos, a empresa parece determinada a superar as dificuldades e transformar o SR-72 em uma realidade operacional.
Evidências de progresso
Desde 2021, há sinais de que o programa está avançando para a produção em larga escala. Em agosto daquele ano, a Lockheed inaugurou uma nova unidade de produção na sede da Skunk Works em Palmdale, Califórnia.
Esse edifício, projetado para integrar tecnologias de inteligência artificial e robótica, é capaz de imprimir aeroestruturas compostas em 3D e montá-las usando métodos inovadores.
Em 2022, a Lockheed relatou uma perda antes dos impostos de US$ 225 milhões vinculada ao programa SR-72. Essa informação sugere que a aeronave está em transição para produção de baixa taxa, um passo importante rumo à operacionalização.
Mais indícios surgiram em maio de 2022, quando a Safran Landing Systems assinou contrato para desenvolver sistemas de trem de pouso para uma “aeronave do futuro“.
Esse tipo de desenvolvimento é normalmente associado a programas de produção, indicando que o SR-72 está em um estágio avançado de desenvolvimento.
Outro dado significativo é o aumento na força de trabalho da unidade de Palmdale. Em setembro de 2023, a equipe ultrapassou 5.500 funcionários, mais que o dobro do número registrado em 2018.
John Clark, gerente geral da Skunk Works, confirmou que a produção foi retomada, embora tenha evitado identificar o projeto.
Impacto estratégico
Se colocado em serviço, o SR-72 promete revolucionar as capacidades militares dos Estados Unidos. Com entrada em operação prevista para 2030, a aeronave oferecerá vantagens significativas em reconhecimento e ataques de alta precisão.
Sua velocidade extrema permitirá superar sistemas de defesa inimigos, tornando-o um ativo estratégico indispensável.
A evolução do SR-72 reflete o compromisso da Lockheed Martin em redefinir os limites da tecnologia aeronáutica. Apesar dos desafios financeiros e técnicos, o “Filho do Blackbird” está cada vez mais próximo de decolar, inaugurando uma nova era na aviação militar.
Aguarde no cinema mais perto de você.
Maverick em 10G. Kkkkkkk
Eu queria identificar quem mais mente: o governo americano ou as midias. A Lockhed Martin disse não saber nada sobre artefatos hipersonicos.. agora já até fabricou protótipo hipersônico. Vai vet deve tet aprendido com a Russia. Kkkkkk…