Hyundai importa unidades do SU7 da Xiaomi para análise técnica detalhada e intensifica investimentos em P&D diante do avanço chinês no setor elétrico
Um sedã elétrico SU7 Max da Xiaomi foi flagrado em Seul com placa provisória de pesquisa. O carro estava sendo transportado para os escritórios da Hyundai, o que chamou atenção. Segundo o site sul-coreano Bloter, a Hyundai importou várias unidades do modelo chinês para uma análise detalhada em seus centros de pesquisa.
A ação acontece em um momento em que a Xiaomi cresce rapidamente no mercado de veículos elétricos.
A empresa surpreendeu o setor com o SU7, um carro que combina alto desempenho com preço competitivo.
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Em apenas 15 meses, o modelo vendeu mais de 300 mil unidades e alcançou o recorde de Nürburgring para um elétrico produzido em série.
Engenharia reversa
A Hyundai encaminhou os veículos para seu centro de pesquisa em Namyang e também para sua sede em Seul.
O objetivo é estudar cada detalhe técnico do SU7. O processo é conhecido como engenharia reversa. Os engenheiros buscam entender desde a arquitetura elétrica até o sistema de infoentretenimento do carro.
Esse sistema, chamado HyperOS, é baseado na experiência da Xiaomi com smartphones. Ele é um dos principais destaques do modelo chinês.
Usuários e especialistas elogiaram a fluidez e a integração da interface, que foi comparada ao BlueLink Connect da própria Hyundai.
Atenção redobrada
Para a Hyundai, compreender essa tecnologia é crucial. A empresa está especialmente interessada na experiência do usuário oferecida pelo SU7.
Isso inclui desde os gráficos da tela até a resposta dos comandos. O foco é descobrir como a Xiaomi conseguiu entregar tanto em um carro mais barato que os concorrentes premium.
O presidente executivo do Grupo Hyundai, Euisun Chung, já reconheceu internamente o desafio representado por marcas como a Xiaomi e a BYD.
A empresa aumentou em 15% seus investimentos no setor em 2024, alcançando US$ 32,4 bilhões.
A corrida pelo futuro
Em 2025, a Hyundai prevê investir mais US$ 17,6 bilhões, quase metade desse valor em pesquisa e desenvolvimento.
Mesmo que o SU7 só deva chegar à Europa em 2027, ele já obriga os concorrentes a correr para acompanhar a inovação chinesa.
Com informações de Xataka.
Leia mais sobre carros: BYD promete carregamento de carro elétrico em apenas 5 minutos no Brasil com nova tecnologia de recarga ultrarrápida
A fabricante chinesa BYD confirmou que o Brasil será o primeiro país das Américas a receber sua nova tecnologia de recarga ultrarrápida para veículos elétricos. Apresentado internacionalmente em março, o sistema faz parte da Super e-Platform e promete entregar 400 km de autonomia em apenas 5 minutos de carregamento.
Segundo a montadora, a ideia é que recarregar um carro elétrico seja tão rápido quanto abastecer um veículo a gasolina.
Para isso, o sistema oferece potência de 1 megawatt (ou 1.000 kW) e velocidade máxima de 2 km por segundo, o que torna o processo, de acordo com a empresa, pelo menos três vezes mais rápido que o Supercharged da Tesla.
Ainda sem data exata para começar a operar no país, a novidade será instalada na fábrica da marca em Camaçari, na Bahia.
A BYD destacou que o carregador no Brasil será usado como demonstração da tecnologia. Ou seja, não estará disponível ao público.
A arquitetura de alta tensão da Super e-Platform é o centro do avanço. Ela é a primeira do mundo a operar com 1.000 volts em carros de passeio com produção em massa.
Estreou nos novos modelos Han e Tan, que possuem motores de 580 kW, velocidade máxima de 305 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos.
Para suportar o novo nível de potência, os veículos receberam reforços em diversos sistemas. Isso inclui bateria, motor, alimentação, ar-condicionado e outros componentes essenciais.
Além disso, a empresa passou a usar chips de potência de carbeto de silício (SiC). São os primeiros do tipo em modelos fabricados em série.
Outro elemento importante do projeto é o Megawatt Flash Charger, criado pela própria BYD. O carregador é compatível com veículos elétricos de 1.000 V e também opera com potência de 1.000 kW.
Conta com sistema de resfriamento líquido, o primeiro do tipo no mundo, que permite alcançar a marca dos 400 km em apenas 5 minutos.
Na China, a marca pretende instalar mais de quatro mil carregadores como esse em várias regiões do país. Já no Brasil, ao menos por enquanto, a estrutura ficará restrita à unidade da empresa na Bahia.
Com informações de Auto Esporte.
Até a Ferrari comprou um SU7 Ultra para desmontar e estudar a engenharia aplicada.
Ainda tem gente que diz que os carros alemães são os melhores fo mercado. Fale aqui uma marca alemã que tem esse nível de tecnologia em veículos elétricos. Não há. Todas elas estão para trás e pelo menos 2 patamares abaixo dos chineses na tecnologia elétrica.
Não tem mais volta, a partir de 2030 os veículos elétricos vão dominar a paisagem. Os gargalos da bateria, do rendimento, da rapidez de recarga e do preço terão sido eliminados e a humanidade voltará a respirar ar limpo. Os próximos gargalos serão a oferta de energia e estações de recarga espalhadas pelo país… As novas baterias são muito econômicas, duram mais e recarregam mais rápido. Os novos motores tem mais potência, mais torque e gastam menos carga das baterias… Os carros elétricos tem muito menor custo de manutenção e são mais silenciosos e podem ter garantia extendida…
É a indústria se movimentando para vender um produto que não tem futuro, descartável. O custo de um pack de baterias pode custar até 40.000!!! O hidrogênio é a melhor opção. Lembrando que ainda temos petróleo para os próximos 50 anos!
Cara vai se informar melhor, as novas baterias duram 1 milhão de KM, e a mesma duração de um motor a combustão e o preço pra vc colocar um novo motor a combustão depois de 1 milhão de km e superior do que trocar o pack de bateria. Outro detalhe a bateria não é descartável se reutiliza a mesma como se faz nas baterias 12v dos carros convencionais.
Se tá achando que tá no ano dr 2008, quando foi lançado os primeiros modelos elétricos? Acorda pra realidade a tecnologia já evoluiu muito e ainda está em constante evolução e as mesmas vão se tornar mais baratas e eficientes.
O pior, Enax, é ver gente que insiste em desqualificar o carro elétrico, um movimento ideológico.
Como tem gente que diz até hoje que o bolsonaro foi o melhor presidente do Brasil existente que acha que carros elétricos não funciona kkkkkkk ….