1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Invenção francesa revolucionária promete substituir o ar-condicionado tradicional, consumindo 5 vezes menos energia e sem a necessidade de gás
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Invenção francesa revolucionária promete substituir o ar-condicionado tradicional, consumindo 5 vezes menos energia e sem a necessidade de gás

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/07/2024 às 08:19
Atualizado em 02/07/2024 às 13:15
Invenção francesa revolucionária promete substituir o ar-condicionado tradicional, consumindo 5 vezes menos energia e sem a necessidade de gás
Projeto da Caeli Energie (Imagem: Caeli Energie/Reprodução)

Uma invenção francesa desenvolveu um aparelho inovador que promete substituir o ar-condicionado tradicional. O protótipo não usa gás e consome cinco vezes menos energia que os sistemas convencionais.

Substituir o ar-condicionado tradicional não é simples, mas diversas iniciativas estão estudando essa possibilidade. Uma startup francesa desenvolveu uma alternativa mais eficiente que promete revolucionar o mercado. Este novo aparelho não utiliza gases e elimina a necessidade de uma unidade externa volumosa e incômoda. Além de ser ambientalmente amigável, o protótipo consome cinco vezes menos energia que os sistemas convencionais. Conheça mais sobre esta inovação francesa que tem o potencial de mudar o mundo do climatização.

Invenção francesa se baseia na evaporação da água para substituir o ar-condicionado

A empresa criou um sistema de ar-condicionado que promete consumo até cinco vezes menor que os condicionadores de ar convencionais, não utiliza gás carbônico para resfriar e não demanda uma máquina externa.

O projeto tem como base apenas uma máquina interna que possui um curioso desenho oval. Para desenvolver esta invenção francesa, a Caeli Energie obteve uma segunda ronda de financiamento de 10 milhões de euros em outubro de 2023.

Invenção francesa revolucionária promete substituir o ar-condicionado tradicional, consumindo 5 vezes menos energia e sem a necessidade de gás
Projeto da Caeli Energie (Imagem: Caeli Energie/Reprodução)

Segundo Asterion, um dos parceiros de investimento, o novo produto que visa substituir o ar-condicionado é a única solução de baixo carbono para refrigeração de edifícios fabricada na Europa e a mais eficaz do mundo. A Caeli Energie foi fundada em 2020 por Rémi Perony e Stéphane Lips e patentearam a tecnologia em parceria com o Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS).

O sistema tem como base o resfriamento adiabático, o que significa que não há troca de calor com o ambiente. Em vez disso, o sistema é isolado e o resfriamento é gerado diretamente pelo trabalho da própria invenção francesa.

A nova tecnologia conta com potência de 2 kW

O aparelho que promete substituir o ar-condicionado utiliza o resfriamento do ponto de orvalho e a evaporação da água para resfriar o fluxo de ar extraído do edifício e o ar soprado para o ambiente. Quanto mais elevada for a temperatura exterior, mais eficiente será o arrefecimento. A ideia é que o ar expelido pela invenção francesa seja mais fresco que o ar que ele aspira.

O dispositivo possui uma potência de refrigeração de 2 kW e um coeficiente de desempenho até quatro vezes superior ao de um ar-condicionado convencional. A máquina mede cerca de 2,5 metros de altura e foi desenvolvida para resfriar uma sala de 20 a 40 metros quadrados. Ao consumir menos energia, o equipamento que promete substituir o ar-condicionado também reduz as emissões. 

Comparada aos aparelhos convencionais, a invenção francesa da Caeli Energie promete reduzir a pegada de carbono em 80%. Outra vantagem de não usar gases refrigerantes é que o nível de peças necessárias para reparo e operação é menor. Conforme explica Caeli, eles usam uma grande quantidade de peças recicláveis para a fabricação.

O preço da máquina Caeli varia entre 2.500 e 3.000 euros (entre R$ 14 mil e R$ 18 mil em conversão direta), com a instalação incluída. Um preço ligeiramente superior ao da maioria dos aparelhos de ar-condicionado, mas que pode ser reduzido no futuro caso a tecnologia se torne popular.

EUA desenvolve nova telha que promete resfriar ambientes

Além desta invenção francesa, Charles Xiao e outros cientistas da Universidade da Califórnia de Santa Bárbara, nos EUA, desenvolveram agora uma telha adaptativa que, quanto implantada nas residências, pode economizar energia ao reduzir as contas de aquecimento no inverno e de resfriamento no verão sem necessitar de equipamentos eletrônicos.

Como o modelo é modular, o material também pode ser usado como um ladrilho para o revestimento de paredes. Segundo Xiao, a nova telha que promete substituir o ar-condicionado alterna entre um estado de aquecimento e um resfriamento a depender da temperatura do ladrilho. A temperatura alvo é de aproximadamente 18 ºC.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x