Subaru lança Forester com airbag externo para proteger pedestres e motociclistas em colisões frontais
A Subaru acaba de apresentar ao mercado japonês uma nova versão do SUV Forester equipada com um airbag externo redesenhado, desenvolvido para oferecer proteção ativa a pedestres e motociclistas em casos de colisão frontal. A inovação chama atenção por ir além dos sistemas tradicionais de segurança voltados apenas para os ocupantes do veículo, colocando o foco também em quem está do lado de fora. Com essa atualização, a marca japonesa amplia seu histórico de pioneirismo em tecnologias de segurança veicular, sendo uma das poucas fabricantes no mundo a investir em soluções voltadas à integridade de pessoas externas ao automóvel, especialmente ciclistas — grupo que cresce a cada ano nas grandes cidades.
Tecnologia de airbag externo foi pensada para proteger além dos ocupantes
Enquanto a maioria das montadoras investe em sensores, radares e sistemas de assistência ao condutor para evitar acidentes, a Subaru decidiu literalmente olhar para fora do carro. A proposta do novo airbag externo é atuar como uma última camada de proteção caso a colisão se torne inevitável.
O sistema foi instalado na parte frontal do novo Forester e se aciona automaticamente quando detecta o impacto iminente com pedestres, ciclistas ou motociclistas. A estrutura inflável cobre toda a área inferior do para-brisa e também as laterais, incluindo as colunas A, conhecidas por serem áreas rígidas e letais em casos de impacto direto com o corpo de uma pessoa.
-
4 SUVs usados da Fiat, Renault, Jeep e Volkswagen que oferecem conforto, motor com confiável e preços razoáveis que cabem no seu bolso
-
Shineray JEF 150s: motor de 150cc, 10,3cv e 1,4 kgf.m de torque. Funcionalidade e estilo com preço competitivo de R$ 14.990
-
Por até R$ 79 mil, sedã da Toyota usado entrega espaço, conforto e até 153 cv sem sustos na manutenção
-
Yamaha Factor 150 é a nova queridinha dos motociclistas brasileiros com até 45 km/l e preço abaixo de R$ 18 mil
Essa abordagem inédita na arquitetura do airbag amplia significativamente a área protegida, aumentando as chances de reduzir lesões graves ou fatais em colisões de baixa ou média velocidade.
Evolução de um projeto iniciado em 2016
Embora o conceito de airbag externo não seja exatamente novo dentro da Subaru, o que se vê agora é uma evolução significativa da tecnologia. Em 2016, a marca foi uma das primeiras a introduzir esse tipo de equipamento em veículos como Impreza, WRX, Legacy, Crosstrek e Levorg.
Na época, o dispositivo era posicionado próximo ao para-brisa, inflando sobre o capô para amortecer o impacto da cabeça do pedestre. No entanto, esse design mostrava limitações quando o atropelado era um ciclista, cujo centro de massa se encontra mais elevado.
Com o novo Forester, a Subaru redesenhou completamente a estrutura, estendendo a proteção lateral e reforçando a estabilidade de abertura dos painéis infláveis, mesmo em impactos desalinhados. A atualização considera tanto pedestres quanto ciclistas, grupos vulneráveis que somam milhares de vítimas por ano em centros urbanos.
Airbag externo e automatizado é diferencial
Até agora, soluções para proteção de ciclistas envolviam principalmente equipamentos de uso individual, como coletes infláveis com sensores de impacto — o caso do Helite B’Safe, por exemplo. Esses produtos, apesar de eficientes, dependem do uso correto e constante por parte do ciclista, o que limita seu alcance e eficácia.
A proposta da Subaru rompe com essa lógica ao embutir a proteção diretamente no veículo. Ou seja, a responsabilidade passa a ser da montadora, e não da vítima, o que responde a uma crítica frequente aos sistemas de segurança atuais, que muitas vezes exigem comportamentos ideais das pessoas que serão impactadas.
Com o novo airbag externo, a proteção se torna ativa, automática e universal, funcionando mesmo que o pedestre ou ciclista não esteja usando nenhum equipamento de segurança adicional.
Lançamento limitado ao Japão, mas com potencial global
Por enquanto, a tecnologia está disponível apenas no mercado japonês, onde o novo Forester com airbag externo já foi homologado. A Subaru dos Estados Unidos ainda não confirmou se pretende disponibilizar o modelo com essa especificação em outros países, mas a expectativa é que o avanço provoque reação da concorrência.
Especialistas do setor avaliam que, diante do crescimento da frota de SUVs e da preocupação crescente com a segurança no trânsito, outras montadoras poderão adotar soluções semelhantes nos próximos anos, especialmente se o modelo da Subaru apresentar bons resultados em testes independentes e relatórios de colisão.
Avanço técnico que pode salvar vidas
De acordo com estudos sobre impactos frontais entre carros e ciclistas, o risco de morte aumenta significativamente quando o ponto de impacto ocorre na região das colunas A, que são altamente rígidas e próximas ao para-brisa. Ao cobrir essas áreas com um colchão inflável, o novo sistema da Subaru representa um avanço técnico com potencial real de salvar vidas.
Além disso, a proteção lateral do airbag reduz o risco de contato direto entre a cabeça do ciclista e o vidro ou a estrutura metálica do carro, o que pode ser decisivo em colisões de baixa velocidade, onde a diferença entre uma lesão leve e uma fatal é mínima.
Desafio de custo e produção em larga escala
Um dos entraves para a adoção massiva de airbags externos é o custo de desenvolvimento, integração com a carroceria e testes de homologação. Além disso, por serem tecnologias voltadas a terceiros — e não aos ocupantes do carro —, muitas montadoras ainda hesitam em investir pesado nesse tipo de solução.
Contudo, com a evolução das legislações de trânsito e o foco crescente em segurança urbana, a tendência é que sistemas como o desenvolvido pela Subaru ganhem espaço nos próximos anos, principalmente em mercados com forte cultura de mobilidade ativa, como países europeus e algumas regiões dos EUA.