A Stellantis está pronta para agitar o mercado brasileiro com um modelo chinês que promete bater a BYD! Com autonomia impressionante e design inovador, o automóvel pode ser o grande protagonista dos veículos elétricos no Brasil.
A Stellantis, gigante do setor automotivo conhecida por marcas como Fiat e Citroën, está prestes a mudar o cenário dos SUVs no Brasil.
Em uma estratégia audaciosa, a empresa trará ao país o Leapmotor C10, um SUV elétrico de origem chinesa, com o objetivo de desbancar a BYD, atualmente dominante no mercado.
O que torna essa movimentação ainda mais intrigante é o fato de que o C10 não é apenas um novo modelo, mas um verdadeiro desafio ao status quo da indústria elétrica brasileira.
- Quem aprovou isso e por que ainda está sendo feito? Correia molhada, também conhecida como correia banhada a óleo
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
- Desenvolvida na África, esta moto elétrica utiliza exclusivamente energia solar e impressiona ao alcançar 6.000 km de autonomia
Novo competidor no mercado brasileiro
O Leapmotor C10, que começará a ser comercializado no Brasil em 2025, já está gerando grande expectativa. Embora o lançamento oficial ainda não tenha sido confirmado, o modelo já está em evidência no hotsite da marca chinesa voltado para o mercado brasileiro. A Stellantis está testando protótipos do C10, além do hatch elétrico T03, que também promete novidades para o setor.
Características e desempenho do Leapmotor C10
O C10 se posicionará no segmento de SUVs médios, apresentando dimensões robustas com 4,74 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,68 metro de altura e 2,82 metros de distância entre eixos. Em termos de motorização, o modelo elétrico conta com tração traseira e um motor que entrega 231 cv de potência, com um torque de 32,6 kgfm.
No mercado chinês, o C10 oferece duas opções de bateria: uma de 52,9 kWh e outra de 69,9 kWh. A versão destinada ao Brasil deverá ser a de maior capacidade, que proporciona uma autonomia de até 530 km no ciclo chinês CLTC. No padrão brasileiro PBEV, isso se traduz em uma autonomia de aproximadamente 357 km com carga completa, oferecendo uma performance competitiva.
Design e tecnologia do modelo
O design do Leapmotor C10 é marcante. Na parte dianteira, o SUV destaca-se pelos faróis em LED conectados por uma barra de luz e um capô que se alinha paralelamente ao chão. O para-choque inferior tem acabamento em preto com entradas de ar verticais em destaque.
Nas laterais, o C10 apresenta vincos na parte inferior das portas e maçanetas embutidas, enquanto a lataria exibe molduras simuladas nas caixas de rodas. Na traseira, as lanternas são finas e horizontais, estendendo-se pela tampa do porta-malas, todas iluminadas por LEDs.
Conforto e tecnologia interna
O interior do Leapmotor C10 é igualmente impressionante. O SUV oferece acabamento de alta qualidade, com um quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e uma central multimídia de 14,6 polegadas, que pode ser operada por comandos de voz. Entre os itens de conforto, destacam-se os bancos dianteiros com ajustes elétricos e saídas de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro.
O que você acha da chegada do Leapmotor C10 ao Brasil? Acredita que o novo SUV chinês será capaz de desbancar a BYD e mudar o panorama dos veículos elétricos no país?