1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Startup brasileira planeja construir fábrica no Ceará para produzir carros voadores, gerando mais de 200 vagas de emprego e movimentando a economia na região
Localização CE Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Startup brasileira planeja construir fábrica no Ceará para produzir carros voadores, gerando mais de 200 vagas de emprego e movimentando a economia na região

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 15/01/2024 às 20:48
A Vertical Connect anunciou uma parceria com a prefeitura de Itaitinga para instalar uma fábrica de carros voadores e promete gerar mais de 200 vagas de emprego no Ceará.
Foto: Divulgação/Vertical Connect

A Vertical Connect anunciou uma parceria com a prefeitura de Itaitinga para instalar uma fábrica de carros voadores e promete gerar mais de 200 vagas de emprego no Ceará.

A Vertical Connect, renomada startup cearense de mobilidade aérea, revelou nos últimos dias que firmou uma parceria com a prefeitura de Itaitinga para a instalação de uma fábrica dedicada à produção de carros voadores do modelo Gênesis X1 no município. Essa iniciativa promete impulsionar a economia local, gerando mais de 200 vagas de emprego na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.

Veja: Apresentado o Gênesis-X1, o carro voador desenvolvido pela Vertical Connect

Fonte: TV Ceará

Gênesis X1: Conheça o carro voador sustentável que será fabricado no Ceará

O modelo do carro voador escolhido para inaugurar a produção é o Gênesis X1, um veículo com capacidade para dois tripulantes e oito rotores.

A proposta da Vertical Connect é não apenas revolucionar o transporte aéreo, mas também contribuir significativamente para a geração de novas vagas de emprego e o desenvolvimento econômico em Itaitinga.

O prefeito Marquinhos Tavares (DEM) ressalta que a parceria com a Vertical Connect faz parte dos esforços da prefeitura em atrair grandes empresas para a cidade, consolidando uma transformação positiva no cenário econômico.

Itaitinga, outrora conhecida pela presença de presídios, ganha agora destaque pela prosperidade econômica e criação de oportunidades de trabalho na fábrica de carros voadores.

Fábrica da Vertical Connect será um novo passo no transporte aéreo sustentável e na geração de vagas de emprego no estado

Em 2023, dados do Caged colocaram Itaitinga entre os 10 municípios cearenses com o maior saldo positivo na geração de muitas vagas de emprego.

A fábrica de carros voadores surge como um novo capítulo nessa trajetória, alinhada ao compromisso de proporcionar resultados ainda mais expressivos.

O Gênesis-X1, apelidado popularmente de “carro voador”, apresenta características semelhantes às de um helicóptero, possibilitando decolagem e aterrissagem verticais.

Uma diferença marcante é sua natureza elétrica, eliminando o uso de combustíveis fósseis e fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade.

Detalhes do carro voador com capacidade para 2 tripulantes

Desenvolvido pela Vertical Connect em colaboração com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o protótipo do carro voador foi apresentado em um evento realizado em Fortaleza, em dezembro de 2023.

O reitor do IFCE, Wally Menezes, e o CEO da Vertical Connect, Ruan Carlo Ferreira, estiveram presentes, juntamente com o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Correia.

Durante a apresentação, foram destacados aspectos como o conjunto estrutural de hélices e motores, o design e as características de voo do modelo X-1.

Nos próximos meses, está prevista a revelação do interior do protótipo, bem como dos sistemas de voo e aviônicos, essenciais para o efetivo funcionamento do eVTOL (Veículo de Decolagem e Pouso Vertical). Essa fase permitirá uma visão abrangente do projeto antes de sua entrada na linha de produção.

Com informações do Opinião Ceará

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x