Inscreva-se no Vestibular Famerp 2025 e concorra a 160 vagas em cursos gratuitos de medicina, enfermagem e psicologia.
A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) está com inscrições abertas para o processo seletivo de seus cursos gratuitos de graduação para o ano letivo de 2025. Ao todo, a instituição oferece 160 vagas, distribuídas entre os cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia, sendo a seleção realizada pela Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp).
Das 160 vagas, 80 são destinadas ao curso de Medicina, 60 para Enfermagem e 20 para Psicologia. A Famerp, uma instituição pública e gratuita com sede em São José do Rio Preto, no Noroeste de São Paulo, busca expandir o acesso à educação de qualidade com essa iniciativa.
Esse processo seletivo é uma excelente oportunidade para quem deseja cursar uma graduação em uma das áreas mais procuradas e respeitadas do ensino superior, oferecendo formação qualificada e alinhada com as necessidades do mercado.
- Quer fazer uma graduação EAD em uma universidade sem necessidade de prova? Instituição abre MAIS de 800 vagas em cursos de graduação para você estudar de casa
- Quer entrar no mundo da tecnologia? De graça! Senac e Cisco lançam cursos de tecnologia incríveis para você; Inscrições abertas até 8 de dezembro
- Quer ganhar R$ 400 reais por mês para estudar em uma das melhores universidades da América Latina? PUC liberou cursos de graduação gratuitos em Direito, Enfermagem, Administração , Psicologia e mais
- Inscrições abertas! Instituto Federal oferece dezenas de vagas para cursos gratuitos de especializações online (EAD) com certificado garantido em diferentes áreas do conhecimento
Política de cotas nos cursos gratuitos da Famerp
Conforme o edital, 20% das vagas totais são reservadas para a Política de Cotas da Famerp. Deste percentual, 65% são destinadas a alunos que concluíram o Ensino Fundamental e Médio integralmente em escolas públicas ou no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Outros 35% das cotas são reservados para pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas, desde que tenham cursado todo o ensino básico em escolas públicas brasileiras. Essas cotas promovem maior inclusão e diversidade nos cursos oferecidos pela Famerp.
Locais de prova e datas importantes
Durante a inscrição, o candidato deverá selecionar a cidade onde deseja realizar as provas, que ocorrerão nas cidades de Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo. Em São José do Rio Preto, as provas serão aplicadas em prédios externos, não no campus da Famerp.
A partir de 3 de dezembro, o candidato pode verificar seu local e sala de prova pelo link “Local de Prova” no Portal da Fundação Vunesp. Informações adicionais estão disponíveis pelo Disque Vunesp, no telefone (11) 3874-6300, de segunda a sábado.
Estrutura das provas e orientações para o vestibular
As provas serão realizadas em dois dias consecutivos, 12 e 13 de dezembro de 2024, com duração de quatro horas cada. No primeiro dia, das 14h às 18h, ocorre a prova de conhecimentos gerais, que abrange matérias como matemática, biologia, geografia, física, história, química, língua portuguesa e inglesa, podendo incluir questões interdisciplinares.
No segundo dia, no mesmo horário, acontece a prova de conhecimentos específicos, com questões de biologia, química e física, além da redação. Nos dois dias, os candidatos devem portar documento com foto e caneta esferográfica preta.
Para garantir a integridade do processo, os candidatos devem permanecer na sala de provas por pelo menos uma hora após o início. Nos dois dias de exame, os três últimos candidatos presentes devem deixar a sala juntos.
Inscrições e taxa do vestibular Famerp 2025
Os interessados nos cursos gratuitos de graduação devem realizar a inscrição para o Vestibular Famerp 2025 exclusivamente pelo Portal da Fundação Vunesp até as 23h59 do dia 7 de novembro, preenchendo o formulário e efetuando o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 175,00.
O boleto pode ser emitido na área do candidato, acessando a opção “Pagamento” e, em seguida, “Gerar boleto”. Esse valor é destinado a cobrir os custos administrativos do processo seletivo.