Soldador Subaquático – como se formar nesta profissão

Soldador Subaquático - umas das profissões mais rentáveis do mundo
 

Conheça um pouco sobre a profissão de Soldador Subaquático que um dos profissionais mais bem pagos do mundo com pouco estudo.

O Soldador Subaquático ganhou grande repercussão nas redes sociais depois que fiz uma publicação na nossa página oficial do Facebook sobre a profissão de Soldador Subaquático,  muitas pessoas mostraram estar interessadas na profissão e começaram a encher o inbox porque não sabiam por onde começar. O que me assustou na verdade é que muitos se quer sabiam que essa profissão existia! Apesar de nunca ter obtido informações mais profundas sobre esta área, sempre tive que trabalhar em conjunto com esses profissionais porque ele faziam manutenções nos equipamentos submarinos da empresa em que eu trabalhava, ao qual eu tinha que estar dando instruções o tempo todo através do rádio da sala de controle. Bom, com muita pesquisa na internet e perguntando PESSOALMENTE aos profissionais do ramo como proceder, fiz este artigo especial que irá esclarecer todas as dúvidas de como proceder e ingressar nesta profissão. Assista o vídeo abaixo antes de prosseguir com a leitura:

 

Soldador Subaquático
Quem ministra o curso de Soldador Subaquático é o SENAI,  certificando e qualificando este profissional que deseja ingressar neste ramo.

O solda submersa é usada em último recurso, quando é imprescindível fazer pequenos reparos em unidades offshore sem a necessidade de interromper a produção. Nos dias de hoje, também existe corte submarinos usando a mesma técnica, não importando o tipo de atividade. Estes processos são predominantemente usados no setor de petróleo e gás, devido a essas unidades estarem a milhares de quilômetros distantes da costa.

O método de soldagem é praticamente o mesmo, a diferença é que os eletrodos têm revestimentos, que é denominada de Solda Úmida.

A profissão de Soldador Subaquático realmente é bem perigosa, por isso, antes da atividade muita preparação e procedimentos de segurança são revisados o tempo todo. Quando em atividade, o mergulhador soldador tem um rádio anexado ao seu capacete que lhe permite a comunicação e monitoramento com a sala de controle, além de ter auxílio de um ROV filmando e monitorando o seu trabalho. Caso aconteça algum sinistro durante o trabalho, há uma espécie de interruptor comutador que desliga o circuito imediatamente em caso de emergência.

  • Para informações mais detalhadas de como se tornar um Soldador Subaquático, acesse o link do curso do SENAI AQUI
  • Obviamente você também deve ter e a qualificação como Mergulhador Profissional. Para fazer este curso, você pode estar ACESSANDO AQUI.

Gostaria de Ganhar um Curso de CBSP+HUET, 100% Grátis?

Em dezembro de 2018, sortearemos dois cursos combos de CBSP( Curso Básico de Segurança em Plataforma) e HEUT( Escape de Aeronave Submersa). Acontece que estes cursos são caros e muitas que desejam fazer pela primeira vez ou fazer uma reciclagem, estão com dificuldades devido a atual situação de empregabilidade. O Click Petróleo e Gás em reconhecimento a você leitor, com o patrocínio da Shelter Cursos e Treinamentos,  sortearemos estas certificações. Como participar...? É muito simples! Compartilhem ao máximo nos postagens nas redes sociais como ( Facebook, Linkedin, Whatsapp e etc)  e em seus grupos de amigos! Se tudo der certo, todos os meses a partir de dezembro sortearemos estes e outros cursos. As formas, regras e parâmetros para o sorteiro serão divulgados neste final de semana em nossas redes sociais. Aproveitem e visitem o site da  Shelter Cursos e Treinamentos clicando aqui, há muitos treinamentos na área de petróleo e gás disponíveis.
The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior