Soldador apaixonado por Ayrton Senna constrói sozinho um carro de Fórmula 1 em casa e sonha pilotar o modelo em Interlagos
Um soldador brasileiro está perto de realizar um feito impressionante: construir sozinho, em casa, o próprio carro de Fórmula 1. Manuel, de 51 anos, vem trabalhando há nove anos no projeto. Fez tudo com as próprias mãos, desde o desenho técnico até a montagem das peças.
Inspirado em Ayrton Senna
A paixão pelo automobilismo surgiu ainda na infância, quando assistia às corridas de Ayrton Senna com o pai.
Desde então, o piloto se tornou uma referência. “Ele era um cara que não desistia. Toda vez que ganhava, dedicava aos brasileiros que lutam todos os dias”, lembra Manuel.
-
Em 2015, o carro mais barato do Brasil custava R$ 27 mil, mas em 2025 o valor quase triplicou, passando de R$ 70 mil e mudando o acesso ao carro popular
-
Com 31 cv, motor DOHC de refrigeração líquida e câmbio de 6 marchas, Shineray SBM 250 Trail 2026 estreia no Brasil com rodas 19″/17″, painel 100% digital e custando R$ 24.990 para disputar espaço com Yamaha Lander 250 e Honda Sahara 300
-
Honda CG 160 2026: com motor flex de até 14,7 cv, até 630 km de autonomia, suspensão dianteira reforçada e farol em LED nas versões topo, moto mais vendida do Brasil é oficialmente lançada
-
A versão EXL 2025 do Honda City Sedan ganhou freio de estacionamento eletrônico, ar digital e carregador por indução, itens que antes ficavam restritos à topo de linha
Foi esse espírito de superação que o motivou a iniciar o projeto.
Mesmo vindo de uma família humilde, colocou o sonho em prática com esforço, dedicação e muito estudo.
Como tudo começou
Manuel conta que o planejamento inicial não gerava custos, já que ele fazia desenhos e pesquisas por conta própria.
A estrutura do carro foi feita com aço e peças de ferro-velho.
Como é soldador de profissão, aproveitou suas habilidades na construção. “Optei pelo metal, porque já tenho prática”, explica.
A base do projeto foi uma miniatura. A partir dela, ele começou a aplicar as medidas reais de um Fórmula 1: 5 metros de comprimento por 2 de largura. Cada etapa foi executada com precisão e paciência.
Meta agora é Interlagos
Apesar do grande avanço no projeto, o carro ainda não está funcional. Em dezembro de 2024, Manuel conseguiu expor o modelo em Interlagos, mas não pôde rodar com ele.
A meta agora é concluir a parte mecânica e finalmente testar o carro na pista dos seus sonhos.
O detalhe curioso é que Manuel ainda não sabe dirigir. Ele pretende aprender ao volante do próprio Fórmula 1. A expectativa também é grande para o pai, seu Luís, de 75 anos. “Meu maior sonho é ver ele guiando o carro”, afirma emocionado.