Intempéries climáticas afetaram o potencial produtivo da soja no Cerrado brasileiro, exigindo o replantio.
A SLC Agrícola (SLCE3) informou hoje que, devido às condições climáticas adversas causadas pelo El Niño, houve uma redução de 3,3% na projeção da área plantada para a safra 2023/24. O impacto das chuvas abaixo da média e das altas temperaturas no Cerrado brasileiro afetou diretamente o desenvolvimento da soja, especialmente nos campos semeados do oeste do Mato Grosso, tornando essa região a mais prejudicada pela seca.
As Ações tomadas pela SLC Agrícola visam lidar com os desafios impostos pelas intempéries climáticas e garantir que a extensão cultivada seja otimizada da melhor forma possível. Diante desse cenário, a empresa está focada em ajustar suas estratégias para maximizar a área de plantio e minimizar os impactos negativos no cultivo da soja.
Reorganização do Plantio para Otimização do Potencial Produtivo
Considerando a necessidade de otimização do potencial produtivo das culturas, a descontinuação de 16 mil hectares de soja será realizada, com a transferência dessa área, inicialmente destinada ao plantio de soja + algodão 2ª safra, exclusivamente para o plantio de algodão 2ª safra, devido ao seu melhor potencial produtivo
— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —Veja também
O maior petroleiro em operação no planeta carrega 3,2 milhões de barris de petróleo – tanto quanto um país inteiro produz; conheça o colossal Hellespont Alhambra de 380 metros
![]()
Energisa aponta gás natural como solução energética para data centers no Brasil
![]()
IBP celebra isenção dos EUA para petróleo e gás brasileiro e destaca importância no comércio bilateral
![]()
Mega gasoduto de Uberaba de 300 KM impulsionará industrialização no Triângulo Mineiro até 2030
![]()
, afirma a SLC Agrícola, no comunicado.
Além disso, em decorrência do replantio de 19 mil hectares de soja, a área área plantada de milho 2ª safra será reduzida em 7,7 mil hectares em relação ao projetado inicialmente.
Impacto das Intempéries Climáticas na Área Plantada
As intempéries climáticas, especialmente no Cerrado brasileiro, têm exigido ajustes nas projeções de plantio da SLC Agrícola. A decisão de descontinuar parte da área plantada de soja e realocá-la para o plantio de algodão 2ª safra reflete o compromisso da empresa com a maximização do potencial produtivo, mesmo diante de desafios climáticos.
É fundamental destacar que o replantio de soja e a redução da área cultivada de milho 2ª safra são ações que visam a adaptação às condições climáticas adversas, visando minimizar possíveis impactos negativos na produção.
Desafios e Estratégias para Maximização da Área Plantada
A SLC Agrícola reafirma seu compromisso com a otimização da área plantada, mesmo diante das adversidades climáticas. As ações de replantio e realocação de áreas cultivadas refletem a busca por soluções eficazes para garantir o melhor aproveitamento do potencial produtivo das culturas, em linha com as projeções da empresa para a safra.
A empresa mantém sua previsão de expansão da área plantada e segue investindo em tecnologias e práticas sustentáveis, visando o contínuo crescimento e aprimoramento de suas atividades no agronegócio.
(Com Reuters)
Fonte: Info Money