Lista revela os 5 modelos da Ford considerados os mais feios de todos os tempos, com designs controversos que dividem opiniรตes no mundo automotivo.
A Ford รฉ uma gigante global do setor automotivo, reconhecida por fabricar carros icรดnicos que fizeram e fazem histรณria ao redor do mundo. No entanto, nem todo modelo lanรงado pela empresa se destacou pelo seu design. Apesar de seus veรญculos lendรกrios, a montadora tambรฉm cometeu alguns deslizes.
Alguns carros da Ford, conhecidos por seu design questionรกvel, continuam sendo lembrados como exemplos de como a estรฉtica pode influenciar o destino de um automรณvel. O site Slashgear listou alguns dos modelos de aparรชncia mais criticada da histรณria da Ford.
Ford Edsel Pacer 1958
O Ford Edsel Pacer, lanรงado em 1958, foi um dos primeiros carros da divisรฃo Edsel da Ford. A divisรฃo recebeu o nome de Edsel Ford, filho de Henry Ford, e contou com um investimento pesado de mais de US$ 250 milhรตes. A expectativa era alta, e a Ford apostou em campanhas de marketing agressivas e tecnologias inovadoras.
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas รฉ mais econรดmica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preรงos e o que muda nas novas versรตes
-
Fiat Argo 1.0 รฉ simples, econรดmico e fรกcil de dirigir: ideal para quem estรก tirando a CNH?
-
Veja quanto vocรช vai pagar por um Jeep Renegade financiado em 60 vezes
Apesar de contar com um potente motor V8 de 410 polegadas cรบbicas e uma transmissรฃo automรกtica Teletouch Drive โ considerada precursora das transmissรตes de botรฃo atuais โ, o Edsel Pacer teve um design que nรฃo agradou.
Sua grade frontal foi vista como datada desde o lanรงamento. Isso, somado ร recessรฃo econรดmica, mudanรงas nas tendรชncias de mercado e problemas de qualidade, fez com que a divisรฃo Edsel falhasse em pouco mais de dois anos.
Ford Thunderbird 1958
O Ford Thunderbird de primeira geraรงรฃo foi um sucesso, um verdadeiro sรญmbolo cultural nos anos 1950. Entretanto, a segunda geraรงรฃo do Thunderbird, lanรงada em 1958, tomou um rumo inesperado.
Embora tenha recebido o prรชmio de Carro do Ano pela MotorTrend naquele ano, o modelo nรฃo envelheceu bem. Dรฉcadas depois, a mesma revista o incluiu em sua lista dos carros mais feios jรก feitos.
O problema estava no aumento das dimensรตes do carro, que perdeu o charme compacto e elegante do modelo original. Com um motor de apenas 144 cv, o desempenho decepcionou.
O design exagerado, com uma enorme grade cromada que se fundia ao para-choque, tambรฉm foi alvo de crรญticas. Parecia que o carro havia passado por uma cirurgia plรกstica malsucedida, resultando em um visual artificial e desproporcional.
Alรฉm disso, a Ford tentou ressuscitar o Thunderbird em 2002, seguindo a tendรชncia retrรด da รฉpoca. Porรฉm, o modelo de 11ยช geraรงรฃo nรฃo conseguiu agradar e foi descontinuado em 2005. Diferente do Mustang de quinta geraรงรฃo, que se saiu bem ao adotar um tema retrรด em 2004, o Thunderbird moderno nรฃo conquistou o pรบblico.
Ford Pinto 1971
O Ford Pinto de 1971 รฉ lembrado por razรตes negativas. Sua principal falha foi um problema de seguranรงa grave: o tanque de combustรญvel, localizado na traseira, explodia em colisรตes traseiras.
O que piorou a situaรงรฃo foi a decisรฃo da Ford de nรฃo corrigir o defeito, pois reforรงar o tanque custaria US$ 121 milhรตes โ mais do que os US$ 50 milhรตes estimados para pagar indenizaรงรตes.
Alรฉm do problema de seguranรงa, o design do Pinto foi amplamente criticado. Com uma aparรชncia bulbosa e desproporcional, o carro parecia ter sido “cortado” pela metade para economizar peso e custos. Seu visual sem graรงa nรฃo o ajudou a se destacar, exceto pelo preรงo baixo, fator que o tornou popular durante a crise do petrรณleo de 1973.
Apesar de seu design criticado, o Ford Pinto atraiu compradores por ser barato e econรดmico. Seu preรงo base de US$ 1.919 e o peso reduzido eram atrativos em um perรญodo de alta nos preรงos dos combustรญveis. No entanto, o estigma do perigo e a estรฉtica questionรกvel marcaram negativamente sua histรณria.
Ford Scorpio Mk II 1994
O Ford Scorpio Mk II, lanรงado em 1994, era um sedรฃ de mรฉdio porte vendido principalmente na Europa. O modelo se afastou do design elegante de linhas retas do Scorpio original e adotou um visual mais arredondado e curvilรญneo. Com farรณis ovais e luzes traseiras rebaixadas atรฉ a linha do para-choque, o Scorpio Mk II foi criticado pela forma como esses elementos se juntaram.
O resultado? Um carro que, visto de frente, parecia um peixe-gota โ aquela criatura marinha que perde a forma quando retirada das profundezas.
A grande grade do carro, semelhante ao โnarizโ do peixe-gota, reforรงou a impressรฃo negativa. Essa estรฉtica desagradรกvel foi destacada por repรณrteres automotivos antes mesmo do modelo chegar ao mercado.
Ford Ka
Outro modelo europeu, o Ford Ka, foi projetado como um carro urbano barato. A ideia era simples: oferecer um veรญculo funcional, sem frescuras.
No entanto, a Ford resolveu apostar em um design ousado. O resultado foi um carro que se parecia com um ovo sobre rodas. Embora tenha sido considerado “fofo” por alguns no lanรงamento, o Ka envelheceu mal.
Os para-choques de plรกstico, especialmente quando nรฃo pintados, se fundiam aos arcos das rodas, dando ao veรญculo um visual estranho.
Em 2003, a Ford lanรงou o StreetKa, uma versรฃo roadster do modelo. Com a capota abaixada, o carro atรฉ remetia ao antigo Fusca. Mas, ao levantar a capota, o charme desaparecia. Mesmo assim, o Ka foi um sucesso relativo em alguns mercados e permaneceu em produรงรฃo atรฉ 2008, gerando duas geraรงรตes adicionais antes de ser descontinuado.
A histรณria da Ford รฉ repleta de sucessos, mas esses modelos provam que nem sempre a empresa acertou no design.
Com informaรงรตes de slashgear.
Bom dia, tudo e uma questรฃo de opiniรฃo, e como mulheres para uns sรฃo lindas o outros nem tanto, mas acho **** o KA,Currier, Fiesta antigo. Outros nรฃo sรฃo do meu tempo
Tinha um KA 2001, FAZIA 10,5 KM/l de gasolina. Muito ruim
Discordo somente o primeiro รฉ realmente **** que dรณi porรฉm os outros quatros nรฃo sรฃo feios nรฃo senhor!.