Porto Sem Papel ganhou uma nova atualização que reduz o tempo de navegação dos usuários da plataforma
O sistema Porto Sem Papel, criado com o intuito de facilitar a análise e liberação das mercadorias nos portos do Brasil, recebeu uma nova atualização. Nessa nova performance, o sistema do Porto Sem Papel, traz, além da simplificação da navegação do usuário, a otimização dos processos de consulta e de armazenamento da plataforma, que foi adaptada ao padrão do gov.br.
As mudanças no sistema do Porto Sem Papel, segundo o Ministério da Infraestrutura, estão visando a diminuição do tempo de navegação dos usuários do sistema, bem como oferecer serviços melhores e mais eficientes aos usuários da plataforma.
Segundo diz Diogo Poloni, secretário nacional de Portos e Transportes do MInfra (Ministério da Infraestrutura), a tecnologia do sistema Portos Sem Papel facilita, agiliza e simplifica a navegação e o trabalho de quem atua na área de portos em todo o Brasil, uma vez que todas as informações sobre embarcações ficam disponíveis em uma base de dados on-line e são compartilhadas com usuários do sistema de todo o país, de forma segura e precisa.
O sistema foi qualificado em órgão do Ministério da Economia
Segundo o site Portos e Navios, o Porto Sem Papel foi qualificado na startup do gov.br, programa da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia que tem como objetivo acelerar o processo de modificação digital em áreas que o governo tem prioridade, melhorando as condições de navegação dos usuários. A solução tecnológica imposta no Portos Sem Papel foi desenvolvida pelo Serpro, uma empresa de tecnologia do governo federal. Esse recurso utilizado, unificou os formulários usados antigamente nos serviços de portos em uma só plataforma de navegação, o DUV (Documento Único Virtual).
Atualização deu mais agilidade ao sistema do Portos Sem Papel
Com a nova atualização do sistema, houve uma série de mudanças e múltiplas reformulações. Como exemplos temos a reformulação do painel de bordo que permitirá aos agentes de navegação receber e visualizar pendências, além de desenvolver as tarefas de forma mais simples, objetiva e ágil e, também, os usuários poderão definir filtros de consultas de dados, o que otimiza significativamente o tempo de navegação no sistema.
A performance do sistema Porto Sem Papel também foi aperfeiçoada para otimizar a qualidade das informações através da eliminação de registros dispensáveis, bem como melhorar a condição de navegação no sistema, tornando a consulta e o armazenamento de dados mais rápidos e proveitosos.
Outrossim, a nova configuração do sistema também melhorou a configuração da abertura de documentos eletrônicos, onde eles terão uma redução que vai eliminar eventuais prejuízos no processo de fiscalização e tornará os serviços mais seguros.
- Descoberta milionária! Jazida de diamantes com 1,8 MILHÕES de quilates será LEILOADA pelo Brasil em novembro
- Governo Lula mais de R$ 140 MILHÕES para organizar evento (G20) no Rio de Janeiro
- Cidade brasileira se prepara para ter a MAIOR obra contra enchentes de sua história
- Escala 6×1: como o modelo que esgota trabalhadores brasileiros ainda reflete as marcas da escravidão na economia atual
Segundo Caio Mário Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, o gov.br é uma plataforma de navegação que mantém o relacionamento do governo com o cidadão e une, facilita e otimiza a vida dos indivíduos em todo o país. Uma prova disso, é a inovação implementada atualmente no sistema do Porto Sem Papel.
Ele também explica que o Ministério da Economia pôs à disposição do MInfra, a startup gov.br que é composta por uma equipe multidisciplinar. Esse sistema de startup, trata do sistema Porto Sem Papel 2.0, cuja possui a missão de acelerar ainda mais a transformação digital dos portos brasileiros.
Como acessar o sistema do Porto Sem Papel
Para acessar o sistema, o usuário deve entrar com o mesmo login e senha do gov.com.br. Este login também serve para acessar o sistema do Portal Único de Comércio Exterior (Pucomex) tudo por um único login. A atualização feita no sistema do Porto Sem Papel, simplifica as operações, uma vez que é possível usar as mesmas credenciais para acessar ambos os sites. Essa mudança vai proporcionar mais eficiência na navegação no sistema para a realização das operações nos portos. Elas fazem parte de uma série de iniciativas que tem como objetivo modernizar e introduzir a tecnologia cada vez mais nos portos brasileiros.