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Silvio Costa e Tarcísio vão à Europa buscar investidores para túnel Santos-Guarujá, obra de R$ 6 bilhões que já conta com quatro grupos interessados

Publicado em 22/04/2025 às 09:26
Túnel Santos-Guarujá, Santos Guarujá, São Paulo, projeto
Créditos: Divulgação/Governo de SP
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Ministro Silvio Costa Filho e o governador Tarcísio de Freitas buscam investidores europeus para o túnel Santos-Guarujá, maior obra do novo PAC, com leilão marcado para agosto

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estão na Europa em busca de investidores para o projeto do túnel Santos-Guarujá. A obra é considerada a maior do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e está orçada em cerca de R$ 6 bilhões. O leilão da concessão está marcado para o dia 1º de agosto.

Primeira parada: Lisboa

A primeira reunião aconteceu nesta segunda-feira (21), em Lisboa, com a diretoria da construtora portuguesa Mota-Engil.

A empresa possui parceria com a gigante chinesa CCCC (China Communications Construction Company), responsável por grandes projetos como a megaponte Hong Kong–Zhuhai–Macau, com 55 quilômetros de extensão e trechos subaquáticos.

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A Mota-Engil tem aumentado sua presença no Brasil. Ela atua na implantação do VLT de Salvador e nas obras de ampliação da rodovia Castelo Branco (SP). Durante o encontro, o CEO Carlos Mota afirmou estar interessado no leilão do túnel Santos-Guarujá.

Além de Costa Filho, participaram da reunião o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, e o embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro. Tarcísio de Freitas se junta à comitiva a partir desta terça-feira (22).

Reuniões seguem na Holanda

A agenda segue até quarta-feira (23) em Amsterdã. A comitiva tem encontros marcados com as empresas Ballast Nedam e TEC Tunnel. A Ballast Nedam tem experiência na construção de túneis imersos, como o que cruza o canal Nieuwe Waterweg, em Roterdã, e outro no Iraque.

Já a TEC Tunnel é referência global no setor, com projetos como a ligação Busan-Geoje, na Coreia do Sul, e o túnel Fehmarnbelt, entre Dinamarca e Alemanha.

Na quinta-feira (24), a delegação visitará esse último projeto. O Fehmarnbelt é um túnel ferroviário e rodoviário de 18 quilômetros que está sendo construído sob o Mar Báltico. Ele conectará diretamente as regiões metropolitanas de Copenhague e Hamburgo.

Túnel Santos-Guarujá: Obra com padrão internacional

O túnel Santos-Guarujá terá 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros imersos. A estrutura contará com três faixas de rolamento em cada sentido. Uma delas será exclusiva para Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Também haverá acessos para pedestres e ciclistas.

Hoje, cerca de 28 mil pessoas cruzam diariamente as duas margens utilizando balsas e barcos pequenos. A travessia por balsa é considerada a maior do mundo em volume de veículos, com média diária de 14 mil automóveis.

Detalhes da concessão

O contrato estimado é de R$ 5,78 bilhões. A concessão terá duração de 30 anos, a partir da assinatura do termo inicial. O critério de julgamento da licitação será o maior desconto sobre a contraprestação pública máxima, que é de R$ 304 milhões por ano.

Esse valor será dividido entre a União e o governo de São Paulo. As obras devem ser concluídas em até 60 meses após o início.

Quatro consórcios já demonstraram interesse

Segundo fontes ligadas diretamente aos preparativos da licitação, quatro consórcios já manifestaram interesse em disputar o leilão:

  • CCCC/Mota-Engil
  • Webuild (Itália) com Andrade Gutierrez
  • Acciona (Espanha), responsável pela Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo
  • OEC (Odebrecht Engenharia e Construção), que negocia parceria com a EGTC (antiga Queiroz Galvão) e uma terceira empresa para viabilizar o financiamento

A expectativa é atrair mais interessados até a data do leilão, consolidando o túnel como uma das principais obras de infraestrutura do país nos próximos anos.

Com informações de CNN Brasil.

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Romário Pereira de Carvalho

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