1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Siemens expande portfólio de serviços em energia limpa com tecnologia para eletropostos voltados a carros elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Siemens expande portfólio de serviços em energia limpa com tecnologia para eletropostos voltados a carros elétricos

Escrito por Junior Aguiar
Publicado em 15/09/2022 às 20:28
Atualizado em 16/09/2022 às 13:02
siemens, eletropostos, carros elétricos
Siemens diz está ao lado de clientes que buscam impulsionar a transição dos seus negócios para um modelo mais sustentável

A companhia ajudou a desenvolver componentes para sistemas customizáveis de pontos de recargas para veículos eletrificados

A Siemens está consolidada como uma das gigantes do mercado global de tecnologia por desenvolver e produzir sistemas de acionamento elétrico industrial para faixas de média e alta tensão, como motores elétricos, conversores de frequência e geradores. Líder em automação industrial, software e infraestrutura, a companhia agora entrou para o ramo de energia limpa ao participar do desenvolvimento de componentes para sistemas customizáveis de eletropostos para carros elétricos.

Trata-se de um projeto estratégico para uma das maiores empresas do segmento de geração, transmissão e comercialização de energia do país, por meio de uma parceria estratégica que nasceu da chamada 22 de P&D da Aneel, cujo objetivo era desenvolver eletropostos com sistema de carregamento elétrico para frota operativa de veículos elétrificados.

A proposta da convocatória era de um estudo para entender a viabilidade da troca da frota operativa de combustível fóssil para eletricidade. As disciplinas desse estudo consistiam sobre o impacto na redução da pegada de carbono, viabilidade financeira, eficiência do processo, para que chegasse na criação um sistema próprio e customizado de carregamento rápido em eletropostos.

Em comunicado enviado à Imprensa, a Siemens diz que “está ao lado de seus clientes que buscam impulsionar a transição dos seus negócios para um modelo mais sustentável, buscando menor dependência de combustíveis fósseis e menor pegada ambiental possível”. As principais indústrias atendidas pela companhia são do setor sucroalcooleiro, química, saneamento, e papel e celulose.

Como funciona o sistema

A Siemens fornece eletropostos convencionais e controladores de recarga programáveis para elaboração de sistemas de carregamento customizados, resolvendo desafios como flexibilidade, escalabilidade e conectividade. A tecnologia usada nos controladores de recarga é a SIMATIC, com componentes elétricos para a elaboração de três pontos de recarga rápida de veículos DC de 100kW. Os equipamentos desenvolvidos são:

No informativo enviado à Imprensa, o gerente de produto da Siemens, Daniel Guimarães, diz que “as incertezas do comportamento de consumo, a forma e a velocidade da implantação e a gestão em capilaridade destes eletropostos, são desafios superados quando se usa a tecnologia SIMATIC”.

A companhia também exalta o ineditismo do projeto, que demandava customização completa dos eletropostos voltados aos carros elétricos. O cliente precisava plugar e carregar veículos sem necessidade de autenticação do usuário, inteligência para gerenciamento local de carga sem um gestor OCPP, geração de relatórios de abastecimento acessíveis em arquivos disponibilizados em rede, conectividade e diagnósticos. Os veículos da frota rodam 100km por dia e precisavam estar preparados para rodar um pouco mais em situações emergenciais.

Em agosto deste ano, a Siemens e a Mahle fecharam parceria para desenvolverem um carregador sem fio para carros elétricos.

Outros negócios sustentáveis da Siemens

A Siemens se compromete com a transição energética mundial por meio de sua política DEGREE, que traduzido para o português, significa Descarbonização, Ética, Governança, Equidade, Recursos com uso eficiente e Empregabilidade.

De acordo com a companhia, somente no ano de 2021, seus clientes reduziram 88 milhões de toneladas de CO2. As metas globais até 2030 incluem frota composta por 100% de veículos elétricos (EV100), ter ou alugar apenas edifícios com emissões zero de carbono (EP100) e obter energia 100% renovável (RE100).

A companhia ainda pretende alcançar uma redução de cerca de 20% nas emissões de sua cadeia de suprimentos até 2030. E atingir a neutralidade até 2050.

A Siemens iniciou suas primeiras atividades no Brasil em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul.

Junior Aguiar

Jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco | Produtor de conteúdo web, analista, estrategista e entusiasta em comunicação.

Compartilhar em aplicativos