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Shein, Shopee e AliExpress avançam no mercado nacional e empresas no país precisam inovar na logística para reduzir custos

Escrito por Corporativo
Publicado em 08/07/2022 às 10:21
Inovação em logística pode ser caminho para varejistas brasileiros driblarem impacto de sites asiáticos como Shein, Shopee e AliExpress
Empresas Asiáticas sufocam empresas nacionais | Divulgação

Inovação em logística pode ser caminho para varejistas brasileiros driblarem impacto de sites asiáticos como Shein, Shopee e AliExpress

São Paulo, julho de 2022— Com a entrada das grandes plataformas de e-commerce asiáticas no mercado interno, varejistas brasileiros passam a ter que se adaptar para continuar na concorrência.  De acordo com pesquisa Webshoppers, da NielsenIQ|Ebit e Bexs, em 2021, 56% dos consumidores no país compraram pela Shopee, 21% pela Shein e 44% pela AliExpress. Além disso, 68% das pessoas adquiriram produtos importados no último ano e 71% afirmaram que pretendem continuar comprando online fora do Brasil.

Nesse cenário, as empresas aqui começam a adotar estratégias logísticas inovadoras para diminuir os custos e ganhar flexibilidade nas vendas. Algumas delas são a utilização de Dark Stores, trazendo a mercadoria para mais perto do consumidor, e de Ship from Store, que transforma as lojas físicas em pequenos centros de distribuição dos produtos comprados online. As soluções são implementadas à medida que as asiáticas também passam a investir em centros de distribuição e redução do tempo de serviço, uma vez que a demora para a entrega ainda é uma queixa dos brasileiros que compram desses sites estrangeiros. 

Guilherme Juliani, CEO do Grupo Move3
Guilherme Juliani, CEO do Grupo Move3

Novas modalidades de entrega

Guilherme Juliani, CEO do Grupo MOVE3, do ramo da logística —responsável por empresas como Flash Courier, Moove+, Moove+ Portugal, a gráfica JallCard, a fintech M3Bank, a startup goX Crossborder e a transportadora Rodoê — avalia que, diante do atual contexto de crise, as empresas tradicionais podem investir em novas modalidades de entrega e na automação de seus processos por meio da tecnologia. “Começar a ter em seu radar tecnologias como BigData, veículos elétricos, inteligência artificial e robótica”, exemplifica, acrescentando que esse tipo de investimento, embora não visto como essencial, é o que dá diferencial a empresa e fideliza o cliente.

Atualmente,  a Moove+ oferece serviços de logística de armazenagem e distribuição de produtos através de entrega rastreável, centros de distribuição em centros urbanos, entre outras soluções envolvendo o uso da tecnologia para a simplificação logística. O gerenciamento de estoques e pedidos, por exemplo,  é realizado por meio do Sistemas WMS de Gestão de Armazenagem com relatórios e controles online que permitem o acompanhamento de toda a trajetória de distribuição em tempo real, inclusive por meio de dispositivos móveis. Para as entregas, conta com o atendimento das franquias Flash Courier presentes em todo o território nacional, com mais de 400 unidades.

Conforto e praticidade pode ser a virada de chave

Parte dessas estratégias surgem em meio ao pós-pandemia, em que o varejo abraça a transformação digital, com os consumidores em busca, cada vez mais, de conforto e praticidade. Dessa forma, a adoção de produtos inovadores oferecidos por startups pelas empresas tradicionais possibilitam a criação de novos mercados e a incorporação de macrotendências no ramo da logística e do e-commerce, o que gera também facilidades para o cliente.

Algumas dessas novidades em logística estão no radar do Grupo MOVE3. “Estamos implantando várias funcionalidades automáticas na nossa logística como PUDOs (Pick Up & Drop Off), lockers, correções automáticas de endereço e contato via chatbot para que o destinatário do serviço possa se auto servir e escolher a melhor opção de entrega, sem que o embarcador precise fazer contratos com diversas empresas e preparar integrações. Com isso, tornamos nosso ambiente logístico completo e de fácil contratação para nossos clientes”, comenta o CEO.

Sobre o Grupo MOVE3

Grupo MOVE3 está presente no mercado há mais de 30 anos e é referência em logística no Brasil. Sediado em São Bernardo, no ABC Paulista, opera em um espaço de mais de 40 mil m². Entre as empresas que fazem parte do grupo está a Flash Courier, líder no setor bancário e com uma carteira de clientes composta por agências financeiras, bancos, empresas de ingressos, gestoras de benefícios como vale alimentação, refeição e transporte, planos de saúde, entre outros segmentos, além da Moove+Moove+ Portugal, a gráfica JallCard, a fintech M3Bank, a startup goX Crossborder e a transportadora Rodoê. Para se ter uma ideia da proporção da operação, atualmente, a malha de distribuição realiza em torno de 10 milhões de entregas por mês.

Nos últimos anos, o Grupo MOVE3 investiu pesado em tecnologia e inovação – como robótica, mobile, big data, automação e sharing economy – e no processo de adaptação às novas exigências do governo, em especial as obrigações de CT-e, MDF-e e SPED, que de maneira geral, têm o objetivo de garantir a transparência e a segurança durante o transporte. Além disso, a empresa está licenciada para operar no mercado de logística e distribuição de produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segmento que tem impulsionado ainda mais o crescimento da empresa.

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