A Shearwater GeoServices e a Schlumberger firmaram um acordo definitivo para a Shearwater adquirir os ativos e operações de aquisição sísmica marítima da WesternGeco, a linha de produtos de serviços geofísicos da Schlumberger
A Schlumberger revelou seu plano para a WesternGeco de sair do negócio de aquisição sísmica marinha e terrestre e transformá-la em um negócio de ativos leves em janeiro de 2018. A transação está sujeita a aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento, e as partes esperam fechar a transação no quarto trimestre de 2018, disse a Shearwater nesta quarta-feira.
A Shearwater GeoServices irá operar os negócios combinados como um fornecedor global, voltado para o cliente e voltado para a tecnologia de serviços geofísicos marinhos. A Shearwater será proprietária e operará uma frota de 14 embarcações sísmicas totalmente equipadas, oferecendo uma gama completa de serviços de aquisição, incluindo sísmica 3D, 4D e de fundo oceânico (OBS).
- Mais forte que Hilux? Mitsubishi Triton é um tanque de guerra: 205 cv e 47,9 kgfm de respeito!
- Quais os carros com correia dentada banhada a óleo que estão dando dor de cabeça para motoristas no Brasil?
- Você sabia? Lei proíbe transporte remunerado de passageiros em MOTOS e pode render MULTAS de R$ 4 mil!
- Carrefour e Atacadão sofrerão boicote no Brasil? Governador propõe retaliação comercial ao Carrefour após declarações sobre carne do Mercosul
Vale lembrar que a Shearwater foi formada em 2016 entre a GC Rieber Shipping e a Rasmussengruppen, adquirindo quatro navios sísmicos da GC Rieber Shipping: Polar Empress, Duque Polar, Duquesa Polar e Polar Marquis.
A Shearwater continuará a desenvolver e oferecer serviços de processamento e imagem e o software Reveal. A empresa também terá um portfólio de tecnologia proprietária de streamer e software de processamento, permitindo a execução efetiva de levantamentos geofísicos e entrega de dados de alta qualidade.
“Vamos combinar dois negócios complementares fortes e criar uma empresa geofísica de serviço completo líder da indústria com uma sólida plataforma financeira e estratégica”, diz Irene Waage Basili, CEO da Shearwater.
“Nossa estratégia tem sido construir uma empresa mais forte durante a crise, e estamos muito satisfeitos em ver o comprometimento de nossos proprietários, que permite essa transação.”
Após a conclusão da transação, a Shearwater terá cerca de 600 funcionários e operará em todas as principais bacias offshore ao redor do mundo.
“Nossos clientes se beneficiarão de nossa expansão como um provedor de serviço completo que possui massa crítica, alcance global e viabilidade de longo prazo. Pretendemos crescer e estamos comprometidos em investir em tecnologia e pessoas para impulsionar a eficiência de nossos serviços ”, diz Basili.
“Teremos um balanço sólido com a menor relação entre o valor do empréstimo e o valor do setor e uma posição de custo líder, que junto com nossa tecnologia e pessoas altamente qualificadas proporcionam vantagens competitivas significativas.”
Maurice Nessim, presidente da WesternGeco, acrescentou: “Com a alienação de nossos negócios de aquisição sísmica marítima, a WesternGeco estará estrategicamente posicionada como um dos maiores provedores de serviços geofísicos de ativos leves do setor de petróleo e gás. Através do acesso à frota marítima global da indústria, incluindo os navios da Shearwater, continuaremos a fornecer aos nossos clientes serviços de exploração e descoberta que alavancam nossa biblioteca multicliente global líder, serviços avançados de imagem e interpretação sísmica, com o objetivo de ajudar a acelerar a descoberta de hidrocarbonetos. ”
Adquirir mais de dez navios sísmicos
Sob os termos do acordo, a Shearwater irá adquirir 10 embarcações de aquisição sísmica high-end, incluindo sete embarcações 3D e três embarcações multiuso (MPVs) configuradas para atender o crescente mercado de OBS, 12 conjuntos de serpentinas completos com sobressalentes, bem como dois navios de origem . A transação proposta também inclui tecnologia sísmica marítima proprietária da WesternGeco, bem como instalações de desenvolvimento e fabricação na Noruega e na Malásia.
O acordo
A Schlumberger receberá uma contraprestação em dinheiro com base no valor de US $ 600 milhões da empresa, mais 15% de participação acionária no fechamento da Shearwater GeoServices Holding AS.
Além disso, a Schlumberger, por um período limitado, terá direito a pagamentos de acordo com um contrato de earn-out vinculado ao uso futuro da embarcação, além dos limites específicos. Para garantir uma plataforma financeira mais robusta, um adicional de US $ 50 milhões em dinheiro será injetado na Shearwater GeoServices Holding AS para fins de capital de giro, elevando a exigência total de financiamento de caixa para a transação proposta para US $ 650 milhões.
Os USD 600 milhões em dinheiro para a Schlumberger e USD 50 milhões para fins de capital de giro serão financiados por USD 325 milhões em novas ações em dinheiro e USD 325 milhões em financiamento de dívida.
A Rasmussengruppen subscreveu integralmente a emissão de ações e a GC Rieber Shipping ASA pretende subscrever aproximadamente US $ 28 milhões (do total de US $ 325 milhões) antes de fechar. O financiamento da dívida será fornecido pelo DNB Bank ASA e pelo Sparebank 1 SR-Bank ASA.
Sob os termos do acordo, a Schlumberger terá a opção de utilizar duas embarcações da Shearwater em potencial trabalho multi-cliente nos dois primeiros anos após o fechamento da transação.
Saipem embolsa US $ 700 milhões em contratos offshore na Guiana e no Congo
A empreiteira italiana de serviços petrolíferos Saipem recebeu contratos para a segunda fase do desenvolvimento do campo de Liza liderado pela ExxonMobil na costa da Guiana. Também ganhou um contrato…