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Seu pai te ensinou a acelerar antes de desligar? Ele tinha razão (mas hoje ele está errado), saiba como desligar o carro da maneira certa

Escrito por Carla Teles
Publicado em 13/08/2025 às 23:11
Seu pai te ensinou a acelerar antes de desligar? Ele tinha razão (mas hoje ele está errado), saiba como desligar o carro da maneira certa
Acha que sabe como desligar o carro? Evite erros comuns, como acelerar o motor ou esquecer o ar-condicionado. Proteja seu veículo e evite prejuízos!
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Descubra como a evolução da tecnologia automotiva transformou um hábito de especialista em um erro que pode prejudicar os carros modernos.

Pode parecer uma contradição, mas aquele antigo hábito de dar uma “aceleradinha” no motor antes de girar a chave, que hoje é considerado um erro, já foi uma prática recomendada e inteligente. A chave para entender essa mudança não está no motor em si, mas na tecnologia que o alimenta.

A sabedoria por trás do hábito antigo na hora de desligar o carro

Durante décadas, a grande maioria dos carros utilizava um carburador, uma peça puramente mecânica responsável por misturar o ar e o combustível que entram no motor. Por não ser um sistema “inteligente”, ele estava sujeito a certas ineficiências, principalmente relacionadas à temperatura e à evaporação do combustível.

Foi nesse cenário que o hábito nasceu. A lógica era simples: ao dar uma última acelerada, o motorista forçava a entrada de mais combustível, garantindo que a “cuba” do carburador, um pequeno reservatório interno, ficasse completamente cheia. Ter essa gasolina extra à disposição era uma forma de facilitar a partida do motor na manhã seguinte, especialmente em dias frios, quando uma mistura mais rica era necessária para vencer a inércia inicial. Era um truque manual para compensar a falta de precisão do sistema.

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A revolução da injeção eletrônica

Tudo mudou com a popularização da injeção eletrônica, um sistema que substituiu o velho carburador. Controlada por um minicomputador (a central eletrônica), a injeção analisa dados de diversos sensores e pulveriza a quantidade exata e ideal de combustível para cada milissegundo de funcionamento do motor.

Com essa tecnologia, o sistema sabe perfeitamente como se preparar para a próxima partida, seja no calor ou no frio. Assim, a “ajudinha” manual não só se tornou inútil, como passou a ser prejudicial. Ao acelerar e desligar o carro imediatamente, você injeta um combustível que não será queimado. Esse excesso escorre pelas paredes dos cilindros, contaminando o óleo do motor e prejudicando sua capacidade de lubrificação a longo prazo. O que antes era sinal de zelo, hoje, infelizmente, é um erro que acelera o desgaste do veículo.

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Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: carlatdl016@gmail.com

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