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Setor portuário atrai R$ 30 bilhões com leilões históricos e vai ganhar primeiro túnel submerso do Brasil, Tecon Santos 10, dragagem inédita em Paranaguá e concessão de hidrovias

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 20/08/2025 às 17:42
Investimentos de R$ 30 bi no setor portuário incluem túnel Santos-Guarujá, Tecon Santos 10, dragagem inédita e concessão de hidrovias.
Investimentos de R$ 30 bi no setor portuário incluem túnel Santos-Guarujá, Tecon Santos 10, dragagem inédita e concessão de hidrovias.
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Investimentos históricos no setor portuário prometem transformar a logística brasileira, com obras inéditas como o primeiro túnel submerso da América Latina, ampliação da capacidade em Santos, dragagem em Paranaguá e concessão pioneira de hidrovias.

O governo federal prevê R$ 30 bilhões em investimentos no setor portuário até 2026, com mais de 60 leilões programados.

A projeção foi apresentada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante o Fórum de Infraestrutura, em São Paulo.

Entre os projetos destacados estão o Túnel Santos-Guarujá, o novo terminal de contêineres Tecon Santos 10, a primeira concessão de dragagem no Porto de Paranaguá e a outorga da hidrovia do Rio Paraguai.

Expansão de concessões e novos aportes

Silvio Costa Filho afirmou que 2024 foi “o melhor ano das concessões na história do Brasil”, com contratos de infraestrutura somando mais de R$ 200 bilhões.

Para os portos, o plano do governo inclui obras de modernização e manutenção, além da criação de novos corredores logísticos.

Segundo o ministro, as ações fazem parte do Plano Nacional de Logística, com metas traçadas até 2035.

O túnel submerso entre Santos e Guarujá

O Túnel Santos-Guarujá terá seu leilão realizado em 5 de setembro de 2025.

Com investimentos estimados em R$ 6 bilhões, o projeto é desenvolvido em parceria entre a União e o governo de São Paulo e foi oficialmente apresentado como o primeiro túnel submerso da América Latina.

A licença ambiental prévia já foi emitida, e o edital republicado trouxe ajustes regulatórios para reduzir riscos na obra.

A expectativa é de maior fluidez logística no acesso ao Porto de Santos, além de ganhos para a mobilidade urbana da Baixada Santista.

Tecon Santos 10: aumento da capacidade operacional

Outro destaque da carteira é o Tecon Santos 10, previsto para leilão no segundo semestre de 2025, após análise do TCU.

O terminal receberá R$ 5,6 bilhões em investimentos ao longo de 25 anos e deve ampliar em 50% a capacidade de movimentação de contêineres em Santos.

O porto, que já é o maior da América Latina, contará ainda com outros aportes, somando R$ 12,5 bilhões em parcerias público-privadas até 2028.

Paranaguá terá dragagem concedida à iniciativa privada

A concessão de dragagem no canal de Paranaguá (PR) inaugura um modelo inédito no País.

Com previsão de R$ 1 bilhão em investimentos, o contrato permitirá a manutenção permanente do calado e maior previsibilidade na atracação de navios.

O projeto, já aprovado pelo TCU, deve servir de referência para o Porto de Santos, que terá modelo semelhante a partir de 2025.

Hidrovias ganham espaço na agenda de concessões

O Rio Paraguai deve receber a primeira concessão hidroviária do Brasil, em trecho localizado no Mato Grosso do Sul.

O edital está em fase final de análise no TCU e prevê manutenção de calado mínimo de 2 metros na seca e 3 metros no período de cheia.

A expectativa é reduzir custos logísticos em até 40% e impulsionar o transporte sustentável.

Também estão em estudo as hidrovias do Madeira, Lagoa Mirim, Tocantins e Tapajós.

Aviação com mais investimentos e passageiros

Além da pauta portuária, o ministro destacou os programas voltados à aviação. Em 2022, o Brasil transportou 98 milhões de passageiros.

Para 2025, a estimativa do MPor é atingir 135 milhões. O programa AmpliAR destina R$ 1,25 bilhão à aviação regional, beneficiando 19 aeroportos de 11 estados.

Já o Investe + Aeroportos prevê R$ 4,5 bilhões em obras e melhorias para aumentar a eficiência do setor.

Porto de Santos em números

Em 2024, o Porto de Santos movimentou 179,8 milhões de toneladas, sendo 131,3 milhões exportadas e 48,5 milhões importadas.

O faturamento anual chegou a R$ 200 bilhões, com cargas enviadas a mais de 200 países.

China e Estados Unidos seguiram como os principais destinos.

Entre os produtos com maior participação estão:

  • Algodão (96%)
  • Suco de laranja (90%)
  • Açúcar (72%)
  • Café (76%)
  • Carne bovina (67%)
  • Milho (38%)
  • Soja (31%)
Investimentos de R$ 30 bi no setor portuário incluem túnel Santos-Guarujá, Tecon Santos 10, dragagem inédita e concessão de hidrovias.
Investimentos de R$ 30 bi no setor portuário incluem túnel Santos-Guarujá, Tecon Santos 10, dragagem inédita e concessão de hidrovias.

Cenário econômico e impacto social

Em sua palestra, Silvio Costa Filho ressaltou a queda do desemprego para 5,8%, considerado o menor índice já registrado.

Ele também apontou o crescimento do PIB nos últimos dois anos como prova de estabilidade para atrair investimentos.

O ministro afirmou que a atual carteira de concessões está gerando impactos positivos no mercado de trabalho e ampliando oportunidades em diferentes setores da economia.

Com obras já projetadas, estudos em andamento e investidores nacionais e estrangeiros acompanhando de perto os leilões, o setor de infraestrutura avança em ritmo acelerado.

A grande dúvida agora é como essas transformações vão se refletir no dia a dia de quem depende dos portos, das hidrovias e dos aeroportos para produzir, exportar e circular pelo Brasil.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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