1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Setor de óleo, gás e energia está em festa: Região de Macaé registra maior saldo de empregos e se fortalece no mercado nacional
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Setor de óleo, gás e energia está em festa: Região de Macaé registra maior saldo de empregos e se fortalece no mercado nacional

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 07/09/2022 às 12:10
Somente durante o mês de julho, a região de Macaé gerou mais de 1000 oportunidades de empregos na indústria de óleo, gás e energia. O município carioca agora reforça a sua posição no mercado nacional como um dos maiores polos de geração de trabalho.
Foto: RJ Empregos

Somente durante o mês de julho, a região de Macaé gerou mais de 1000 oportunidades de empregos na indústria de óleo, gás e energia. O município carioca agora reforça a sua posição no mercado nacional como um dos maiores polos de geração de trabalho.

Para essa quarta-feira, (07/09), a região de Macaé está ainda mais fortalecida no mercado brasileiro como um destaque na geração de trabalho. Isso, pois o município carioca atingiu seu maior saldo de empregos em 2022, com mais de 1000 postos gerados somente em julho. A indústria de óleo, gás e energia vem sendo fortemente beneficiada, com destaque para a exploração da Bacia de Campos, e os moradores garantem novas oportunidades de renda.

Governo de Macaé vem investindo pesado na geração de empregos e crescimento da indústria de óleo, gás e energia

O destaque da região de Macaé na geração de postos de trabalho no mercado nacional não aconteceu do nada, visto que o governo do município e do estado carioca vem investindo pesado no desenvolvimento de projetos. 

Além disso, o foco também está sendo as organizações empresariais que atuam na Bacia de Campos um importante negócio que garante à Macaé um alicerce de investimentos de cerca de R$ 25 bilhões no decorrer de cinco anos.

A região está localizada em áreas de alta profundidade, possui mais de 40 anos de descoberta e se tornou um dos maiores polos nacionais de exploração de petróleo, gás natural e demais combustíveis pelas petroleiras de todo o mundo. 

Resultados vêm sendo observados ao longo do primeiro semestre de 2022, com a geração de empregos em alta

Dessa forma, a geração de empregos na indústria de óleo, gás e energia vem se tornando um dos pontos altos do mercado de Macaé.

Somente no mês de julho, a região de Macaé gerou um percentual de mais de 1 mil novos empregos formais, segundo dados atualizados nessa semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O prefeito Welberth Rezende, destacou que o principal objetivo do governo do município no momento é beneficiar os moradores com novas oportunidades de trabalho.

O setor offshore vem sendo o grande responsável pela retomada do crescimento de trabalho na região, após o ano de 2020, com o início da pandemia do Covid-19, e o ano de 2019, com a recuperação do problema. 

E, entre os meses de janeiro e julho deste ano, a indústria da região já soma mais de 5 mil postos de trabalho formais gerados. 

Ano de 2021 foi de grandes resultados para a indústria de Macaé e resultados devem crescer em 2022

Durante o ano de 2021, a cidade de Macaé ficou entre às sete cidades que mais criaram vagas de empregos no Estado do Rio de Janeiro, com mais de 7 mil postos de trabalho gerados. 

Os dados são da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e comprovam a relevância da indústria de óleo, gás e energia no desenvolvimento socioeconômico da cidade. 

Assim, o secretário Rodrigo Viana destaca: “Traçamos estratégias, com articulação junto aos governos do estado e federal, para tratar as pautas com assertividade, trazendo todas as instituições. Há um colegiado de prefeitos importantes da nossa região, com o objetivo de alcançar as mudanças necessárias e fundamentais para incrementar o desenvolvimento econômico e sustentável, tão necessário aos investimentos que trazem, na sua ponta, este excelente resultado junto à sociedade, que foi a colocação de postos de trabalho e geração de renda”. 

Para o ano de 2022, os resultados já estão superando os do ano anterior e devem continuar expandindo ao fim do ano.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos