O Sesi está com centenas de vagas em cursos gratuitos EAD e semipresenciais em todo o estado de Pernambuco. As oportunidades são para pessoas a partir de 15 anos.
O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi-PE) anunciou nesta terça-feira (02) a abertura de 500 vagas para cursos gratuitos EAD de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 11 cidades. As inscrições tiveram início nesta semana e seguem abertas até o dia 28 de julho deste ano.
Quem poderá concorrer às vagas em cursos gratuitos online do Sesi?
Os cursos gratuitos EAD focam em dois públicos específicos: estudantes a partir de 15 anos que planejam cursar a EJA Ensino Fundamental Anos Finais ou pessoas a partir de 18 anos que tenham interesse em concluir os últimos anos da Educação Básica.
Os cursos gratuitos online e EAD trazem toda a flexibilidade que o estudante necessita para conciliar a jornada de trabalho e estudos. A trajetória pessoal e profissional é valorizada e reconhecida pela sua metodologia. Mais de 500 mil alunos já passaram por estes cursos gratuitos online EJA do Sesi. Esta trajetória contribui com o participante que procura concluir o ensino em até 13 meses, com uma formação completa com foco no mercado de trabalho.
- Pensando em uma qualificação gratuita? Senac abre inscrições para cursos gratuitos com início ainda este ano; Veja como se candidatar
- Está em busca de uma nova oportunidade para 2025? Senai oferece 4,2 mil vagas em cursos gratuitos com início entre janeiro e março
- Faça um mestrado no MEC sem pagar nada por isso! Ministério da Educação e Instituto Federal (Ifac) abrem vagas para Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
Sesi conta com a maior taxa de conclusão do Brasil
O Sesi possui a maior taxa de conclusão do Brasil, com conclusão 50% maior se comparado com a EJA pública, o que contribui com o avanço das políticas públicas educacionais e aumento da produtividade e da competitividade do país.
São mais adultos formados na Educação Básica e menos evasão escolar. Os participantes dos cursos gratuitos EAD contarão com um material didático que se adapta ao seu projeto de vida e carreira com ambiente-trabalho.
O Sesi conta com ferramentas e plataformas educacionais com diversas possibilidades de personalização de conteúdo didático, que unem diversas áreas de conhecimento com setores da indústria, como alimentos e bebidas, couros, construção civil, química, madeira e mobiliário, minerais não metálicos, metalurgia, têxtil e vestuário. Além disso, os ambientes de aprendizagem englobam ensino e prática, no trabalho, escola e na vida.
Saiba como se inscrever e participar dos cursos gratuitos online e EAD
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de julho em qualquer unidade do Sesi PE de forma presencial ou através do seguinte endereço de e-mail: matriculaeja@sistemafiepe.org.br.
Os interessados nos cursos gratuitos online podem escolher as opções de ensino a distância (totalmente EAD) ou semipresencial (80% EAD e 20% presencial), este último disponibilizado apenas nas unidades de Caruaru, no Agreste Pernambucano, e Vasco da Gama, Região Metropolitana do Recife.
No caso do curso semipresencial, o aluno deve comparecer à escola uma vez por semana. Será possível que estudantes, além de concluírem os estudos , também fazer cursos de qualificação profissional pelo Senai-PE.
Os interessados devem enviar ou apresentar uma foto 3×4, cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de residência, histórico escolar original. Este último deve ser entregue em qualquer unidade do Sesi-PE ou na Casa da Indústria, situada no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. Isso vale, inclusive, para aquelas pessoas que optarem pela inscrição via e-mail e Correios.
Sesi se pronuncia sobre a oferta de cursos gratuitos EJA
Segundo Mirella Barreto, diretora de Educação do Sesi-PE, a EJA tem como objetivo dar a chance para aqueles que não puderam ou não conseguiram terminar o ensino básico de retomar os estudos. Sendo assim, os alunos contarão com maiores possibilidades e chances de voltarem ao mercado de trabalho ou até mesmo de ingressar nele.
O maior propósito da instituição é fazer com que as pessoas consigam um futuro melhor e com mais qualidade de vida, finaliza a diretora.