Em entrevista ao Canal Rural, o candidato à presidência Lula, comentou sobre a eleição presidencial e sobre seus planos para o mercado do agronegócio e de combustíveis nacional. Ele pretende tentar trazer o Brasil de volta ao estado de autossuficiência na produção de petróleo no futuro.
Com a corrida para a eleição presidencial cada vez mais próxima do fim, o candidato Lula fez novas declarações sobre o seu plano para a economia nacional no futuro. Durante a última terça-feira, (20/09), ele participou de uma entrevista com o Canal Rural e disse que pretende estreitar os laços com o agronegócio e investir no mercado de combustíveis. Além disso, ele espera ter a oportunidade de tentar fazer o Brasil autossuficiente na produção de petróleo novamente.
Eleição presidencial: Lula pretende realizar fortes investimentos para o crescimento do mercado de combustíveis com foco no petróleo nacional no futuro
O cenário atual dos combustíveis no mercado brasileiro está bastante instável, devido ao plano do Governo Federal de desinvestimentos dos ativos da Petrobras e a falta de investimentos em áreas importantes, como as refinarias.
Dessa forma, os candidatos da oposição da corrida eleitoral para a presidência se articulam para apresentarem as suas propostas para o setor caso vençam as eleições.
-
Vallourec lança nova tecnologia para evitar incrustações em colunas de produção de petróleo offshore da Petrobras e aumentar eficiência na exploração
-
Cientistas alertam: vazamento de petróleo na Margem Equatorial pode ser pior que o desastre da Deepwater Horizon e devastar Amazônia e oceanos
-
CNPE aprova diretrizes para prorrogação de contratos de partilha de petróleo e gás — investimento e previsibilidade no setor energético
-
Preço do petróleo cai em meio a negociações da Opep+ e incertezas sobre paralisação do governo dos EUA
O ex-presidente Lula, que atualmente concorre à retomada do cargo em 2023, fez algumas declarações quanto ao tema durante a sua entrevista ao Canal Rural e disse que pretende investir pesado no ramo do petróleo nacional ao longo dos próximos anos, caso consiga a vitória.
A sua principal crítica à conjuntura atual do mercado brasileiro quanto aos combustíveis é a necessidade de importação de produtos do setor, visto que não existem os investimentos necessários para as refinarias nacionais, impactando diretamente no abastecimento interno.
Assim, ele afirmou que, se for eleito novamente pelo povo brasileiro, irá trabalhar tanto com o agronegócio quanto com o ramo de óleo e gás para fazer o Brasil autossuficiente novamente na produção do combustível.
“Vou tentar fazer o Brasil voltar a ser autossuficiente em petróleo”, declarou Lula na entrevista. “A BR Distribuidora que foi destruída porque era monopólio. Hoje estamos com 392 empresas importando gasolina dos Estados Unidos”, complementou o candidato.
O atual presidente Jair Bolsonaro vem jogando no colo do PT a culpa pela falta de investimentos no mercado nacional de combustíveis, principalmente no que diz respeito às refinarias.
Assim, Lula pretende contornar essas afirmações e apresentar um projeto realmente viável para o futuro do petróleo nacional.
Brasil possui forte potencial de crescimento no mercado do agronegócio a nível internacional, desta ex-presidente Lula
Além de comentar sobre a conjuntura atual dos combustíveis no território nacional, o candidato do PT também afirmou que pretende investir no agronegócio caso vença as eleições presidenciais.
Ele ainda afirmou que, embora ideologicamente não concorde com o mercado do agro em diversos pontos, acredita que esse setor é essencial e indispensável à economia brasileira e pretende tratá-lo com o devido respeito nos próximos anos.
O candidato destacou que o Brasil é um país sui generis porque tem um potencial extraordinário de crescimento, sobretudo na agricultura, mesmo em tempos de crise mundial, além de ter forte potencial quanto ao petróleo.
Ao longo dos últimos 30 anos, o Brasil passou por uma verdadeira revolução tecnológica e industrial e, com os investimentos necessários nos combustíveis e no agro, ele pretende continuar com a expansão do país no setor, como afirmou na entrevista ao Canal Rural.
Por fim, Lula destacou que o principal problema do mercado nacional atualmente é a falta de abertura para o comércio exterior.
Dessa forma, caso consiga se eleger novamente, o ex-presidente afirmou que pretende voltar com a conjuntura do agronegócio internacional vista durante o seu governo, com boas relações mundiais.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.