Imagine a possibilidade de se especializar em diversas áreas sem gastar nada. Isso mesmo! O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está oferecendo uma oportunidade imperdível para quem trabalha no campo. Em agosto, serão disponibilizados mais de 400 cursos gratuitos, abrangendo uma vasta gama de tópicos que vão desde operação e manutenção de tratores até artesanato e confeitaria.
Essa iniciativa visa proporcionar um verdadeiro upgrade nas habilidades dos profissionais rurais, além de contribuir para o desenvolvimento do setor agropecuário.
A formação profissional rural, um dos pilares dessa iniciativa, é parte do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS).
O objetivo é claro: promover conhecimentos e auxiliar no aperfeiçoamento de técnicas para serem aplicadas nas atividades do campo.
-
Sebrae abre mil vagas em programa gratuito para impulsionar pequenos negócios
-
5 profissões digitais que ganham até R$ 15 mil por mês no Brasil com trabalho remoto e salário em dólar
-
Formação técnica têm salários de até R$ 10 mil e empregabilidade superior à de muitos graduados, diz SENAI
-
Prefeitura abre vagas em cursos gratuitos nas áreas de Logística, Transporte e Administração em parceria com SEST SENAT para qualificação profissional em Piracicaba
As áreas contempladas incluem agricultura, agroindústria, aquicultura, pecuária, silvicultura, e muito mais. Tudo isso é oferecido em parceria com os Sindicatos Rurais de Santa Catarina.
Entre os cursos ofertados, destacam-se:
- Operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas: essencial para quem trabalha com maquinário no campo, garantindo segurança e eficiência.
- Inseminação artificial em bovinos: uma técnica cada vez mais comum que melhora a qualidade genética do rebanho.
- Turismo rural – planejamento e implantação de negócios: ideal para quem deseja diversificar a renda e explorar o potencial turístico de sua propriedade.
- Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural: uma capacitação importante para quem quer formalizar e profissionalizar suas atividades.
- Inclusão digital rural – iniciação à informática: visando a alfabetização digital e o uso de tecnologias no campo.
Além disso, a Promoção Social oferece treinamentos focados em áreas como artesanato, alimentação e saúde.
Cursos como artesanato com pintura, confeitaria, produção caseira de pães e biscoitos, e artesanato de crochê e tricô também estão entre as opções.
Essas atividades não só ajudam a incrementar a renda das famílias rurais, mas também incentivam a criatividade e o empreendedorismo.
Inscrições e mais informações
Para quem se interessou, as inscrições podem ser feitas diretamente no Sindicato Rural da sua região. Vale destacar que as vagas são destinadas aos trabalhadores rurais de Santa Catarina, mas o Senar está presente em todo o Brasil.
Portanto, quem não reside no estado pode acessar o site do Senar em sua localidade para verificar as oportunidades disponíveis.
Quais cursos você gostaria de fazer? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com a gente!
Mecânica de máquinas pesadas
Apicultor e
Classificação e degustação de cafe
Quero fazer de operação e manutenção de tratores implementos agrícolas