Parceria inédita entre SENAI e CPL Bioenergia CEISE Br oferecem qualificação gratuito sobre tecnologias da Indústria 4.0 voltadas à bioenergia; inscrições abertas até 11 de abril.
Em uma ação estratégica para fortalecer a capacitação profissional no setor de bioenergia, a Escola SENAI Ettore Zanini, em parceria com o CEISE Br, lança uma nova grade de qualificação gratuita.
A iniciativa integra o escopo da CPL Bioenergia CEISE Br, que visa ampliar a adoção de tecnologias inovadoras e sustentáveis na cadeia produtiva do setor.
A primeira oferta da programação, intitulado “Tecnologias habilitadoras – Indústria 4.0”, terá início no próximo dia 14 de abril.
-
Sebrae abre mil vagas em programa gratuito para impulsionar pequenos negócios
-
5 profissões digitais que ganham até R$ 15 mil por mês no Brasil com trabalho remoto e salário em dólar
-
Formação técnica têm salários de até R$ 10 mil e empregabilidade superior à de muitos graduados, diz SENAI
-
Prefeitura abre vagas em cursos gratuitos nas áreas de Logística, Transporte e Administração em parceria com SEST SENAT para qualificação profissional em Piracicaba
Com carga horária de 34 horas, a formação abrange conceitos fundamentais da Indústria 4.0, como automação, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e manufatura avançada, direcionando sua aplicação ao setor bioenergético.
Qualificação gratuita e com vagas limitadas
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 11 de abril, exclusivamente pelo link: https://forms.gle/ZLdRaKZdfA78FMHD8.
Cada turma será composta por 20 participantes, sendo destinadas prioritariamente a colaboradores de empresas associadas ao CEISE Br — com uma vaga por empresa.
As aulas acontecerão na sede do SENAI, localizada na Av. Fioravante Magro, 230, Conj. Hab. Dr. Walter Antonio de Pádua Becker, em Sertãozinho (SP), sempre às terças e quintas-feiras, das 18h às 22h.
Capacitações futuras incluem biogás, hidrogênio verde e biorrefino
Além da oportunidade inaugural, a parceria entre o SENAI e o CEISE Br prevê outras capacitações técnicas voltadas às tendências e necessidades do setor. Estão programados os seguintes cursos:
- Hidrogênio verde – rotas de produção e principais tipos de eletrolisadores (40 horas);
- Processo de biorrefino para valorização de resíduos na indústria de bioetanol (80 horas);
- Técnicas de tratamento de efluentes para produção de biogás (80 horas).
Esses cursos fazem parte de um projeto maior viabilizado por meio de um Termo de Fomento assinado entre o CEISE Br e o Governo do Estado de São Paulo, que possibilitou a contratação do SENAI para a execução das formações.
Aliança estratégica entre o SENAI e CPL Bioenergia CEISE Br
O projeto representa um passo importante para a modernização do setor de bioenergia no Brasil. De acordo com Rafael Henrique de Melo Cunha, diretor do SENAI, a colaboração traz ganhos significativos:
“Essa sinergia entre SENAI e CPL Bioenergia CEISE Br possibilita a qualificação de profissionais com acesso às mais recentes tecnologias do setor, promovendo inovação e sustentabilidade na indústria de bioenergia”, reforça.
A CPL Bioenergia CEISE Br tem como missão central qualificar mão de obra especializada, promover inovação tecnológica e incentivar práticas sustentáveis.
Com a parceria com o SENAI, o setor ganha um impulso significativo rumo à modernização e ao desenvolvimento sustentável.