Com objetivo de preparar profissionais da indústria 4.0, o Senai RN fechou parceria com a Nokia na instalação de um laboratório em Natal. A Nokia fornecerá todos os equipamentos e treinamentos necessários aos profissionais
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (Senai RN) e a Nokia Brasil estão em São Paulo, avançando as discussões sobre a instalação de um laboratório de alta tecnologia para formação de profissionais na indústria 4.0, na capital do estado.
Leia também
Laboratório da Nokia será instalado ainda esse ano no RN
De acordo com Rodrigo Mello, diretor do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis, o prazo estimado é que o laboratório seja instalado ainda este ano no CTGAS – unidade do Senai que atua como uma espécie de mini indústria que prepara os profissionais para o futuro.
De acordo com o diretor, após reunião com o presidente da Nokia Brasil, Ailton Santos, o laboratório será utilizado, principalmente, para a formação de profissionais nas tecnologias embarcadas, incrementando os cursos já existentes, mas também no lançamento de novos cursos e servindo também para mobilizar empresas para uso das tecnologias da indústria 4.0. O objetivo, segundo Mello, é que o laboratório do Senai RN inclua plantas industriais com tecnologia 5G utilizando IoT, robótica industrial e computação em nuvem.
-
Engenharia perde força no Brasil: jovens rejeitam carreira e déficit cresce exponencialmente
-
Exportações de máquinas do Brasil aos EUA, hoje em US$ 300 mi mensais, podem cair a zero em setembro com tarifaço, diz Abimaq
-
Mega obras de infraestrutura no Nordeste incluem ferrovia de 1.700 km, transposição hídrica de 470 km e porto estratégico que movimenta bilhões em exportações anuais
-
China coloca 96 caminhões pesando 3.360 toneladas para provar a segurança da ponte mais alta do mundo, com 625 metros
Reunião no Senai/SP promete mudanças na indústria 4.0
O encontro para definir o projeto foi realizado em SP, onde um laboratório foi implantado em parceria também com a Nokia em setembro do ano passado. Em SP, o OpenLab da Indústria 4.0 é uma planta de fabricação avançada onde empresas testam suas novas tecnologias e os futuros profissionais aprendem praticando.
Além da tecnologia abrir portas para a integração entre robôs, ela fornece mobilidade ao gestor para controle e monitoramento, permitindo ao usuário ter informações sobre os seus ativos e demais dados em seu próprio dispositivo pessoal.
Nokia treinará todos os profissionais do novo laboratório no Senai RN
Em relação ao RN, o projeto prevê que a Nokia ofereça, além da tecnologia necessária, o treinamento eficaz da equipe do CTGAS. Já o Senai, ficará responsável pela formação de profissionais para a indústria e a mobilização das empresas.
De acordo com Rodrigo Mello, a reunião com a companhia em SP teve a intenção de provocação “igual” para a criação de uma solução educacional do assunto de indústria 4.0.
Mello afirma que já foram discutidas e construídas as soluções, agora só resta as discussões de solução financeira. A relevância da instalação de um laboratório no RN com esses aspectos é destacada pelo Senai como sua preocupação em investir e operar em território potiguar como Hub de Tecnologia e Inovação (HIT).
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.