O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Distrito Federal anunciou a abertura de inscrições para diversos cursos gratuitos de qualificação profissional e técnicos para o terceiro trimestre de 2024. Ao todo, conforme a entidade, são quatro mil vagas.
Destas oportunidades, 3.805 são para cursos presenciais e a distância de qualificação profissional. Já o restante, 195, são vagas para cursos técnicos presenciais e semipresenciais.
Segundo o Senai, os requisitos para inscrição variam de acordo com o edital. Para os cursos técnicos, por exemplo, é necessário ter no mínimo 16 anos e ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a partir da segunda série.
As aulas serão realizadas nas unidades do Senai no Distrito Federal localizadas no Gama, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Sobradinho e Taguatinga, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
- Faça um mestrado no MEC sem pagar nada por isso! Ministério da Educação e Instituto Federal (Ifac) abrem vagas para Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
Quais os cursos oferecidos
No total, são 39 opções de cursos gratuitos. Dentre eles, destacam-se:
- Assentador de Revestimentos Cerâmicos;
- Auxiliar de Manutenção Eletrônica;
- Costureiro;
- Eletricista Industrial;
- Mecânico;
- Padeiro;
- Pintor de Obras Imobiliárias.
Cada candidato poderá se inscrever em até dois cursos, desde que em turnos diferentes para que não haja conflito de horários.
Diferença entre cursos de qualificação e técnicos
Como citado, existem vagas para cursos de qualificação e técnicos. Para quem não sabe, a diferença entre eles está no fato de que o primeiro tem curta duração, variando de 160 a 366 horas, e visa inserir ou recolocar o aluno no mercado de trabalho – ao final, o estudante recebe um certificado.
Por outro lado, os cursos técnicos possuem carga horária de até 1.200 horas, durando de um a um ano e meio, e formam profissionais com conhecimentos teóricos e práticos específicos. Aqui, diferentemente dos cursos de qualificação, o aluno aprovado recebe um diploma.
Como se inscrever
A pessoa interessada em fazer a inscrição ou saber mais sobre os cursos oferecidos pode clicar aqui para isso. De acordo com o Senai, as inscrições podem ser feitas até 1º de setembro ou até o preenchimento das vagas, que ocorrerá por ordem de inscrição.
O processo de matrícula
Os candidatos selecionados serão contatados por e-mail ou telefone e terão até dois dias úteis para confirmar a matrícula na unidade onde o curso será realizado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30, exceto feriados.
Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência. Para alunos menores de idade, também são exigidos o RG e o CPF do responsável legal.
Aproveite esta oportunidade e inscreva-se nos cursos gratuitos oferecidos pelo Senai para se qualificar e melhorar suas chances no mercado de trabalho.