O Senai de Pernambuco está com centenas de vagas em cursos gratuitos. No total estão sendo disponibilizadas para jovens e adultos mais de 800 vagas.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional. No total, são oferecidas 825 bolsas de estudos em cursos com certificado, distribuídas em duas unidades em Pernambuco: a de Santo Amaro, no Centro do Recife, e a de Paulista, na Região Metropolitana.
Lista de cursos com certificado ofertados pelo Senai-PE
Os cursos gratuitos são destinados para pessoas de baixa renda e possuem todas as aulas no formato presencial. Entre os cursos com certificado estão:
Senai Paulista
- Técnicas para encarregado de produção: 40 vagas;
- Gestão ambiental: 40 vagas;
- Planejamento e controle de manutenção (PCM): 40 vagas;
- Gestão de equipes: 40 vagas;
- Técnicas de lubrificação: 25 vagas;
- Manutenção hidráulica predial: 50 vagas;
- Básico de construção civil: 25 vagas;
- Introdução à informática: 15 vagas;
- Tratamento de água: 20 vagas;
- Gestão de estoques: 40 vagas;
- Excel básico: 15 vagas;
- Noções de modelagem: 25 vagas;
- Noções de modelagem de moda íntima: 50 vagas.
Senai Santo Amaro:
- Boas práticas de fabricação: 400 vagas.
Os interessados nas vagas em cursos gratuitos devem possuir escolaridade compatível para o curso ofertado de acordo com o edital, contar com cópias dos documentos obrigatórios para a realização da matrícula que são: cópia do RG, Cópia do Comprovante de Residência, cópia do CPF, ter condição de baixa renda autodeclarada por escrito no ato da inscrição, na Unidade Senai Paulista, preenchimento da declaração de baixa renda no ato da matrícula e respeitar a idade mínima necessária para cada um dos cursos, não ser aluno de curso de aprendizagem industrial básica ou técnica do Senai (PE), entre outros.
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
Saiba como se inscrever nos cursos gratuitos do SENAI
No total, são 425 vagas para 13 cursos com certificado diferentes no Senai Paulista, que fica no Km 52,3 da BR-101 Norte, no bairro de Artur Lundgren II. É possível se inscrever na unidade, na segunda (2) e na terça (3).
Já no Senai Santo Amaro, estão disponíveis 400 vagas para o curso de boas práticas de fabricação (BPF), direcionado para quem atua ou deseja atuar na área de produção de alimentos e bebidas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de outubro, na unidade, que está localizada na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 539, no bairro de Santo Amaro.
Em ambos os casos, as vagas são preenchidas por ordem de inscrição. O Senai informou que leva em conta o preenchimento de todas as condições previstas no edital, que está disponível na internet, como requisitos de idade e escolaridade mínima exigidos para cada curso. A inscrição ou cadastro será cancelada pelo Senai se for realizada de forma irregular, contendo informações equivocadas, falsas ou incompletas.
EDITAIS 👈
Conheça o Senai
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é a maior rede de Educação Profissional da América Latina, além de possuir uma estrutura com 60 institutos de tecnologia, que dão suporte para a indústria nacional em vários setores por todo o mundo.
Em Pernambuco, integra o Sistema FIEPE (da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco) e sua marca de referência é ser reconhecido como provedor de inovação e soluções tecnológicas e educacionais para a Indústria do Estado e da Região.
O Senai visa ser reconhecido como parceiro indispensável para o desenvolvimento da indústria pernambucana até 2027, com a missão de promover educação profissional, soluções tecnológicas e inovação para uma indústria mais competitiva. O Senai foi desenvolvido para suprir uma necessidade, a formação de trabalhadores para a indústria brasileira.