Governo de Pernambuco está com mais de 4 mil vagas em cursos técnicos gratuitos. Os cursos gratuitos são destinados para pessoas que já concluíram o ensino médio.
Em parceria com o Governo de Pernambuco, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) abriu, no último sábado (6), as inscrições para cursos técnicos gratuitos presenciais subsequentes. Estão sendo oferecidas, no total, 4.185 vagas em cursos gratuitos em todas as regiões do Estado para aqueles que já concluíram o ensino médio.
Confira alguns dos cursos gratuitos em destaque que estão sendo oferecidos pelo Governo de Pernambuco
As vagas são distribuídas em 27 cursos técnicos gratuitos. Entre eles estão:
Administração
Visa liderar processos de criação e desenvolvimento de ações empreendedoras, identificar e explorar oportunidades para o desenvolvimento de atividades inovadoras relacionadas com a profissão, atuar de forma ética, responsável e movido por ideais de justiça, fraternidade e democracia.
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
- Que tal fazer um curso no Senai? Instituição abre quase 16 MIL vagas para diversos cursos em áreas do conhecimento, como administração, design gráfico, eletromecânica, informática, logística e marketing
- Motocicleta elétrica é criada especialmente para o Brasil! Modelo promete acabar com rivais e dominar o mercado urbano brasileiro
Desenvolvimento de Sistemas
Esta formação visa formar profissionais em nível médio capazes de serem agentes promotores de mudanças sociais, capacitados para atuar no mundo do trabalho nas diversas áreas da informática, com foco em desenvolvimento de sistemas.
Segurança do trabalho
Visa formar profissionais que ajudarão a reduzir o número de acidentes de trabalho de acordo com 36 normas regulamentadoras com orientações sobre as práticas de saúde e segurança ocupacional.
Rede de Computadores
Este curso visa preparar profissionais que possam atuar de forma ampla no ambiente de redes, permitindo aos mesmos solucionarem problemas de conectividade física e lógica, projetar, implementar, configurar e gerenciar ambientes de rede.
Logística
Visa capacitar profissionais na área de logística com conhecimentos teóricos e práticos, visando à melhoria da qualidade e produtividade nas empresas de qualquer porte ou atividade econômica, que demandem o perfil profissional técnico.
Design Gráfico
Visa habilitar profissionais para desenvolver comunicação visual para mídias impressas e digitais, seguindo legislação referentes a direitos autorais, uso de imagens, marcas e patentes, acessibilidade e sustentabilidade.
Se inscreva e garanta uma vaga no curso técnico desejado
Os interessados devem realizar sua inscrição nos cursos técnicos gratuitos até o dia 14 de julho, através do site do Governo de Pernambuco. Há vagas para todas as regiões do estado.
Segundo o edital, 80% das vagas nos cursos gratuitos devem ser preenchidas prioritariamente por estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em Escolas Públicas. Destas vagas para cotistas, 50% devem ser ocupadas prioritariamente por estudantes oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita.
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 👈
Além disso, 5% das vagas oferecidas serão para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Este percentual será computado para fins do atingimento dos 80%. Os adolescentes e jovens devem preencher os seguintes requisitos:
- Ter escolaridade compatível com o curso;
- Ter idade de até 24 anos, salvo se for pessoa com deficiência, caso em que este limite etário não precisará ser observado.
Processo seletivo para garantir sua vaga nos cursos técnicos gratuitos
O processo seletivo para os cursos gratuitos será realizado em etapa única, constituída de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. A prova objetiva será realizada no formato remoto, contendo 20 questões de múltipla escolha, abrangendo os conteúdos das disciplinas de língua portuguesa e matemática, com duração de 60 minutos.
O candidato pode fazer a prova em qualquer local escolhido, desde que seja na data/horário indicado no cartão de inscrição, não sendo permitidas quaisquer alterações. A divulgação do resultado definitivo está prevista para o dia 30 de julho e o começo das aulas no dia 5 de agosto. Entre o conteúdo programático está:
LÍNGUA PORTUGUESA
- Significação contextual da palavra: sinonímia, antonímia, ambiguidade, polissemia;
- Texto, contexto e interlocução;
- Gêneros e tipos textuais;
- Recursos de estilo: conotação e denotação, figuras de linguagem;
- Unidade temática do texto: ideias principais e secundárias, relações temáticas entre os textos, coesão e coerência textuais.
MATEMÁTICA
- Problemas com as quatro operações;
- Raiz quadrada exata e com aproximação decimal;
- Potenciação;
- Operações e problemas com frações;
- Operações e problemas com números decimais;
- Expressões com números reais;
- Sistemas de medidas (comprimento, superfície, capacidade e volume).