1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Sem gasolina, diesel ou baterias: este motor sem CO2 vem da Alemanha
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Sem gasolina, diesel ou baterias: este motor sem CO2 vem da Alemanha

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 18/07/2025 às 10:40
motor, diesel, gasolina
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Motor movido a amônia, apresentado pela Liebherr na Alemanha, promete operar sem CO2 e pode transformar máquinas pesadas em veículos mais limpos.

A transição energética ganhou um novo impulso na Alemanha. Um motor inovador, apresentado pela empresa Liebherr na Bauma Construction Machinery Expo 2025, promete operar sem gasolina, diesel ou baterias. E o mais curioso: o combustível principal é a amônia.

Motor sem carbono apresentado em Munique

A Liebherr, conhecida por sua atuação em equipamentos de engenharia pesada, revelou um protótipo de motor movido a amônia.

A proposta é revolucionar o setor de máquinas off-road, como as utilizadas na mineração, com um sistema livre de dióxido de carbono (CO2).

A ideia surgiu da necessidade de encontrar alternativas para locais onde a eletrificação ainda é inviável.

Em minas e florestas, por exemplo, a infraestrutura para carregamento de baterias é escassa. E motores tradicionais seguem emitindo grandes quantidades de CO2.

Amônia como combustível limpo

A principal inovação está no uso da amônia como combustível.

Segundo a empresa, ela funciona como transportadora de hidrogênio, sendo obtida a partir da eletrólise com energia renovável.

Comparada ao hidrogênio puro, a amônia tem vantagens. Ela é mais fácil de armazenar, transportar e utilizar em locais remotos.

Países com abundância de energia solar ou eólica podem produzir amônia verde e exportá-la para outras regiões.

Esse processo viabiliza o abastecimento de máquinas pesadas em lugares isolados, sem depender de combustíveis fósseis ou grandes baterias.

Combustão com zero emissão de CO2

A combustão da amônia não libera CO2. Mas também não é simples. Sua ignição ocorre a temperaturas muito mais altas do que gasolina ou diesel. Para funcionar, o motor precisa de uma faísca inicial.

A solução da Liebherr combina amônia com pequenas quantidades de hidrogênio ou diesel. Em alguns casos, o hidrogênio é extraído da própria amônia, dentro do motor, usando um catalisador.

Esse sistema garante uma ignição eficiente e limpa, sem gerar dióxido de carbono. O resultado é um motor potente e adequado para operações intensas, com emissões quase nulas.

Perspectivas para o setor off-road

A proposta atende a um desafio antigo: como tornar sustentáveis as máquinas que trabalham longe da rede elétrica. Tratores, escavadeiras e caminhões de mineração ainda dependem fortemente de combustíveis fósseis.

Para a Liebherr, a amônia pode preencher essa lacuna. Enquanto os veículos elétricos avançam nos centros urbanos, o campo e os canteiros de obras seguem à espera de soluções mais robustas.

Esse novo motor pode ser o início de uma mudança real. Uma alternativa viável, com menor impacto ambiental, e capaz de operar em condições extremas.

Última informação relevante

A apresentação do motor na feira de Munique marca um passo importante. Ele mostra que, mesmo em setores difíceis de eletrificar, como a mineração e a construção pesada, há caminhos possíveis rumo a uma operação limpa e sem carbono.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x