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Sem combustível e sem poluição: o foguete que voa com vapor d’água é real — e pode transformar a corrida espacial ao eliminar o uso de combustíveis fósseis

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 23/06/2025 às 11:07
Sem combustível e sem poluição: o foguete que voa com vapor d’água é real — e pode transformar a corrida espacial ao eliminar o uso de combustíveis fósseis
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Enquanto o Brasil enfrenta paralisia na sua agência espacial, startups e agências como a ESA já estão testando foguetes movidos a vapor d’água — uma revolução sustentável na corrida espacial que dispensa combustível fóssil e não polui.

Imagine um foguete subindo aos céus, sem emitir poluentes, sem explosões químicas, sem combustível fóssil. Parece ficção científica? Pois essa tecnologia já existe — e usa apenas um elemento abundante, acessível e limpo: água. Trata-se da propulsão a vapor d’água, uma alternativa inovadora e sustentável que está sendo testada por startups aeroespaciais e agências como a ESA (Agência Espacial Europeia). E embora o conceito seja simples, seus impactos podem ser profundos: reduzir custos, tornar o espaço mais acessível e diminuir a pegada ambiental da indústria aeroespacial.

Mas, enquanto o mundo testa foguetes ecológicos, o Brasil ainda engatinha. A Agência Espacial Brasileira (AEB), criada com ambições altíssimas, hoje sofre com paralisações, cortes orçamentários e poucos lançamentos relevantes.

Entenda como funciona um foguete movido a vapor

Diferente dos foguetes convencionais, que usam reações químicas violentas entre combustíveis líquidos ou sólidos, o foguete a vapor aquece água até se transformar em gás em alta pressão. Essa pressão é então liberada através de um bocal, criando o empuxo necessário para o foguete se mover.

O sistema pode parecer rudimentar, mas oferece vantagens únicas:

  • Zero emissão de carbono
  • Combustível barato e não inflamável
  • Sistema simples e leve
  • Ideal para pequenos satélites e voos suborbitais

É uma solução perfeita para microssatélites, sondas de curto alcance ou missões de teste.

Protótipos já testados por agências e startups

A ESA testou um protótipo de microfoguete a vapor em 2018, no projeto LUMIO, que simulava manobras de correção orbital em sondas lunares. A ideia era usar vapor gerado a partir de gelo colhido em asteroides ou na própria Lua — criando um sistema de propulsão “autossustentável” para o espaço profundo.

Já a startup norte-americana Momentus Space desenvolveu uma nave com propulsão baseada em vapor de água para reposicionamento de satélites em órbita baixa. Batizada de “Vigoride”, a nave recebeu autorização da NASA e vem sendo aprimorada para missões comerciais.

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Outros nomes, como SteamJet Space Systems (Reino Unido) e Aqua Space Propulsion (Suécia), também investem em projetos semelhantes, voltados principalmente para missões sustentáveis de baixo custo.

No Brasil: Perdemos o foguete a vapor e a janela de lançamento

Enquanto o mundo busca tecnologias mais limpas para ir ao espaço, o Brasil segue estacionado no passado. A Agência Espacial Brasileira (AEB), criada em 1994 com a ambição de colocar o país no topo da corrida espacial, sofre com:

  • Orçamento insuficiente
  • Falta de continuidade nos projetos
  • Baixa integração com o setor privado
  • Pouquíssimos lançamentos nos últimos anos

Mesmo com a inauguração do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), considerado um dos melhores pontos geográficos do mundo para lançamentos, o país ainda não desenvolveu nenhuma plataforma própria de foguete funcional nos últimos 10 anos.

O Brasil tem potencial — mas falta visão

Ironia ou não, o Brasil tem todas as condições naturais e industriais para liderar uma revolução com foguetes movidos a água:

  • Abundância de recursos hídricos
  • Know-how em energia renovável
  • Centros de pesquisa como o INPE e o ITA
  • Empresas privadas emergentes em tecnologia aeroespacial

Mas falta o que outros países já têm: iniciativa, incentivo e investimento em inovação de verdade.

Vapor d’água no espaço? Sim, e com lógica científica

Apesar de parecer simplório, o vapor d’água tem enorme potencial como forma de propulsão no vácuo do espaço. A ausência de resistência atmosférica permite que mesmo pequenas quantidades de empuxo gerem grandes deslocamentos ao longo do tempo — ideal para sondas, satélites pequenos e veículos que não precisam atingir grandes velocidades iniciais.

E mais: como a água pode ser coletada em asteroides, luas e até produzida a partir da reação de hidrogênio com oxigênio, ela pode ser usada em missões interplanetárias como combustível in situ — algo impossível com combustíveis tradicionais.

O futuro é limpo, silencioso — e movido a vapor?

A corrida por foguetes sustentáveis está longe de ser uma fantasia. Com o aumento do número de lançamentos, a pressão por reduzir custos e impactos ambientais cresce a cada dia. A explosão do mercado de microssatélites, o interesse em missões lunares e a multiplicação de startups aeroespaciais estão abrindo caminho para novas formas de propulsão — e a vapor é uma das mais promissoras.

Talvez não veremos uma SpaceX inteira movida a água, mas veremos:

  • Satélites que se ajustam em órbita com vapor
  • Sondas que exploram luas usando vapor extraído do gelo
  • Pequenos foguetes que usam água como combustível seguro para testes em ambientes urbanos

Enquanto o mundo busca formas mais limpas de alcançar o céu, o Brasil continua de olhos no passado, engessado por burocracia e falta de ambição. A propulsão a vapor pode não ser a tecnologia que vai nos levar a Marte — mas certamente é a ponte mais promissora para democratizar o espaço com menos impacto ambiental.

E, com centros como o ITA, empresas emergentes e um dos melhores pontos de lançamento do planeta, o Brasil poderia ser protagonista.

Mas para isso, será preciso mais do que ideias — será preciso ação, ousadia e investimento real em ciência e tecnologia.

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Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

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