1. Início
  2. / Mineração
  3. / Segundo maior diamante do mundo, uma pedra preciosa de impressionantes 2.492 quilates, foi encontrado em mina 
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Segundo maior diamante do mundo, uma pedra preciosa de impressionantes 2.492 quilates, foi encontrado em mina 

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 22/08/2024 às 15:27
Segundo maior diamante do mundo, uma pedra preciosa de impressionantes 2.492 quilates, foi encontrado em mina 
Ranking histórico é liderado pelo diamante ‘Cullinan’, descoberto na África do Sul em 1905 (Imagem: Reprodução)

Pedra preciosa de 2.492 quilates é a maior já descoberta no país e será apresentada ao presidente nesta quinta-feira.

Um diamante de 2.492 quilates, classificado como o segundo maior já encontrado no mundo, foi descoberto na mina de diamantes de Karowe, localizada na região centro-norte de Botsuana. A pedra preciosa será oficialmente apresentada ao presidente do país, Mokweetsi Masisi, em um evento público marcado para esta quinta-feira (22). A descoberta foi feita pela empresa canadense Lucara Diamonds, que opera a mina de Karowe.

A pedra preciosa, descrita como uma das maiores já recuperadas, foi identificada graças à tecnologia de transmissão de raios X, segundo informou a Lucara Diamonds em comunicado. “Estamos muito satisfeitos com a recuperação desse extraordinário diamante de 2.492 quilates. A capacidade de recuperar uma pedra tão grande e de alta qualidade intacta demonstra a eficácia de nossa abordagem à recuperação de diamantes”, declarou William Lamb, presidente da Lucara.

Segundo maior diamante do mundo foi encontrado

Botsuana, um dos maiores produtores de pedras preciosas do mundo, ganha destaque no mercado global com essa descoberta. A mina de Karowe, onde o segundo maior diamante do mundo foi encontrado, é reconhecida como um ativo de classe mundial. A nova descoberta reforça a posição de Karowe como uma das minas mais produtivas e tecnologicamente avançadas do setor.

Primeiro lugar é ocupado pelo famoso diamante “Cullinan”

No ranking histórico dos maiores diamantes já descobertos, o primeiro lugar é ocupado pelo famoso diamante “Cullinan”, de 3.106 quilates, encontrado na África do Sul em 1905 e que hoje faz parte das Joias da Coroa do Reino Unido. Em terceiro lugar está a pedra preciosa “Sewelo”, de 1.758 quilates, também encontrado pela Lucara Diamonds em Botsuana, em 2019.

Botsuana

Botsuana, um país no sul da África com pouco mais de 2,5 milhões de habitantes, depende fortemente da mineração de diamantes, que representa cerca de 80% de suas exportações totais. A descoberta do segundo maior diamante do mundo não só reforça a importância do setor para a economia do país, como também destaca a capacidade tecnológica e a excelência operacional das empresas que atuam na região.

A expectativa agora é para a apresentação oficial do diamante ao presidente Mokweetsi Masisi, evento que certamente será um marco na história de Botsuana e da mineração de pedras preciosas mundial.

O que você achou dessa incrível descoberta? Ficou surpreso com o tamanho desse diamante? Compartilhe nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x