1. Início
  2. / Economia
  3. / Segundo a Opep, cortes na produção e US$ 12,6 trilhões são necessários para reerguer indústria do petróleo
Tempo de leitura 2 min de leitura

Segundo a Opep, cortes na produção e US$ 12,6 trilhões são necessários para reerguer indústria do petróleo

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 28/11/2020 às 10:50
Petróleo, Opep
Setor do petróleo

De acordo com o secretário-geral da Opep, Mohammad Barkindo, os investimentos serão imprescindíveis para que no futuro não ocorra uma crise no setor de petróleo

Durante a oitava reunião técnica da Opep, o secretário-geral, Mohammad Barkindo, afirmou que o setor do petróleo teve uma queda de 30% em investimentos, tal valor menor que no período de recessão de 2014 a 2016. Com isso, para a indústria do petróleo se reerguer, serão necessários 12,6 trilhões de dólares, para evitar no futuro um crise energética e também reduzir a volatilidade.

Confira ainda outras notícias:

Quando começou a pandemia da Covid-19, foram negociados entre os países membros da Opep e os não membros – chamados de Opep+, o ajuste de produção, que de 9,7 milhões de barris ao dia, passou para 7,7 milhões de barris/dia no mês de agosto e agora de 5,8 milhões de barris/ dia no período de janeiro de 2021 a abril de 2022.

Na crise econômica desencadeada pela pandemia, as medidas tomadas no ajuste de produção visam encontrar um equilíbrio entre a oferta e a demanda mundial de petróleo.

Mohammad, diz que a perspectiva de uma vacina ser colocada no mercado tem despertado sentimentos positivos e esperançosos no setor, mas mesmo assim, os países que assinaram o termo de cooperação ainda precisam manter cortes de produção até que o índice de infecção seja reduzido de forma significativas.

O secretário-geral diz que “Estamos enfrentando um ressurgimento da pandemia, com novos lockdowns em países e regiões. E, mais uma vez, devemos seguir em frente.”

Opep:

A Opep atua como cartel dos principais exportadores de petróleo, controlando o volume de produção, com o objetivo de alcançar os melhores preços no mercado mundial. É responsável por desenvolver estratégias geopolíticas na produção e exportação do petróleo, além de controlar os valores nas vendas do produto.

Atualmente, os países membros da OPEP são: Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela. A Indonésia suspendeu a sua adesão em janeiro de 2009. A sede da OPEP está localizada em Viena, capital da Áustria.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos