De acordo com o secretário-geral da Opep, Mohammad Barkindo, os investimentos serão imprescindíveis para que no futuro não ocorra uma crise no setor de petróleo
Durante a oitava reunião técnica da Opep, o secretário-geral, Mohammad Barkindo, afirmou que o setor do petróleo teve uma queda de 30% em investimentos, tal valor menor que no período de recessão de 2014 a 2016. Com isso, para a indústria do petróleo se reerguer, serão necessários 12,6 trilhões de dólares, para evitar no futuro um crise energética e também reduzir a volatilidade.
Confira ainda outras notícias:
- Funcionários noruegueses da gigante do petróleo Schlumberger ameaçam entrar em greve, se as condições de trabalho e salário não melhorarem
- Obras de mineração demanda vagas com alojamento para marítimos, técnicos e operadores
- Ajudante, Soldador, Coordenador e mais convocados para vagas de emprego de manutenção em fábrica de celulose, no RS
Quando começou a pandemia da Covid-19, foram negociados entre os países membros da Opep e os não membros – chamados de Opep+, o ajuste de produção, que de 9,7 milhões de barris ao dia, passou para 7,7 milhões de barris/dia no mês de agosto e agora de 5,8 milhões de barris/ dia no período de janeiro de 2021 a abril de 2022.
Na crise econômica desencadeada pela pandemia, as medidas tomadas no ajuste de produção visam encontrar um equilíbrio entre a oferta e a demanda mundial de petróleo.
- Caos no aeroporto em Londres: evacuação emergencial em Gatwick trava voos e deixa milhares de passageiros no frio
- Mais de 50 MIL empregos! Projeto colossal de mineração terá investimento de R$ 5 BILHÕES e promete mudar de vez região brasileira com direito a até ferrovia nova
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
Mohammad, diz que a perspectiva de uma vacina ser colocada no mercado tem despertado sentimentos positivos e esperançosos no setor, mas mesmo assim, os países que assinaram o termo de cooperação ainda precisam manter cortes de produção até que o índice de infecção seja reduzido de forma significativas.
O secretário-geral diz que “Estamos enfrentando um ressurgimento da pandemia, com novos lockdowns em países e regiões. E, mais uma vez, devemos seguir em frente.”
Opep:
A Opep atua como cartel dos principais exportadores de petróleo, controlando o volume de produção, com o objetivo de alcançar os melhores preços no mercado mundial. É responsável por desenvolver estratégias geopolíticas na produção e exportação do petróleo, além de controlar os valores nas vendas do produto.
Atualmente, os países membros da OPEP são: Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela. A Indonésia suspendeu a sua adesão em janeiro de 2009. A sede da OPEP está localizada em Viena, capital da Áustria.