Com design futurista e a promessa de recarga completa em tempo recorde, novo modelo da marca sueca desembarca no país em 2026 para redefinir o mercado de elétricos.
Apresentado no mercado internacional, o Volvo ES90 é o novo e aguardado sedã elétrico da marca sueca com chegada confirmada ao Brasil. A Autoesporte apurou junto à fabricante que o lançamento nacional está previsto para o segundo semestre de 2026. O modelo se destaca pelo design inovador e, principalmente, por sua avançada tecnologia de carregamento.
Design arrojado: uma mistura de SUV e fastback
O visual do ES90 chama a atenção por unir características de diferentes categorias. O design tem inspiração em SUVs e fastbacks. Na frente, os faróis mantêm a assinatura “Martelo de Thor”, um traço marcante da Volvo. A traseira inova com segmentos de LED instalados diretamente no vidro, separados das lanternas.
O carro possui cinco metros de comprimento e um entre-eixos de 3,10 metros. Isso permite o uso de rodas de até 22 polegadas, posicionadas nas extremidades da carroceria. Outro ponto incomum para um sedã elétrico é a altura do solo de 18 centímetros. O coeficiente aerodinâmico é de apenas 0,25 Cx, o menor já registrado em um carro de produção da Volvo.
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Interior tecnológico e minimalista com a força do Google
Por dentro, o ES90 segue o estilo minimalista dos irmãos EX90 e EX30. Quase todos os comandos estão concentrados na tela central de 14,5 polegadas. O sistema operacional é baseado no Android Auto e integra todos os recursos do Google, como o assistente de voz e aplicativos de entretenimento.
Um destaque é a integração do Google Maps com os dados do carro. O sistema calcula rotas e paradas de forma precisa, considerando o tempo de carregamento necessário. Isso ajuda a diminuir a ansiedade do motorista em viagens longas. Uma tela menor, de 9 polegadas, funciona como quadro de instrumentos.
Recarga ultrarrápida: bateria cheia em apenas 20 minutos
O grande diferencial tecnológico do ES90 é sua arquitetura elétrica de 800 volts. Essa tecnologia otimiza o gerenciamento de energia e permite um carregamento muito mais rápido, com picos de 300 kW a 350 kW. Na prática, é possível recarregar a bateria completamente em cerca de 20 minutos. Uma carga de apenas 10 minutos pode garantir 300 km de autonomia.
Potência e autonomia do novo sedã elétrico da Volvo
Embora as especificações para o Brasil ainda não tenham sido confirmadas, os números do exterior impressionam. Na Europa, há duas opções de bateria. A de 92 kWh oferece 650 km de autonomia (WLTP) e vem com um motor de 333 cv e 48,9 kgfm de torque, com tração traseira. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 6,9 segundos.
A outra opção tem bateria de 106 kWh, para um alcance de 700 km (WLTP). Ela adiciona um segundo motor elétrico, resultando em tração integral com 449 cv e 68,3 kgfm de torque. Nesse caso, o 0 a 100 km/h cai para 5,5 segundos. Existe ainda uma versão de alta performance com impressionantes 680 cv e 88,7 kgfm, que acelera em 4 segundos. A velocidade máxima de todas as versões é limitada a 180 km/h.