Após alcançar 5 milhões de carros elétricos produzidos, a multinacional BYD decidiu entrar no mercado das duas rodas, produzindo uma scooter elétrica denominada de X1.
A BYD, gigante chinesa que atua na produção de carros elétricos, agora anuncia que entrará no segmento de scooters elétricas. Na verdade, a participação da montadora será de forma indireta no setor. Em novembro de 2021, a startup de veículos elétricos de Cingapura, Scorpio Electric, revelou sua primeira scooter elétrica, chamada de X1.
Scooter da BYD será equipada com 10 kW de potência
Na época, ainda em forma de conceito, a scooter elétrica parecia uma tentativa de remeter a crescente tendência dos maxi-scooters. Agora, cerca de dois anos após o anúncio do conceito de design, as scooters, testemunharam um crescimento substancial, especialmente no mercado europeu.
Desta forma, a Scorpio Electric anunciou recentemente um grande desenvolvimento sobre X1, scooter da BYD. Na Conferência Nexus Europe 2023 em Madri, na Espanha, a Scorpio Electric explicou que estava em processo de conclusão dos Protótipos de Pré-Produção (PPR) de sua scooter X1. Esses modelos devem passar por mais testes e, eventualmente, seriam certificados através da parceria com a BYD.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Em termos de especificações a scooter elétrica Scorpio X1 não é muito diferente das outras motos elétricas que surgiram ao decorrer dos anos. Ela é substancialmente mais potente do que algumas delas, visto que conta com um motor elétrico de 10 kW, o que é o equivalente a cerca de 13 cavalos de potência.
Para se ter uma ideia, a scooter da BYD possui uma potência semelhante a de motos a gasolina de 125 cc e 150 cc. Entretanto, ela conta com o torque instantâneo dos propulsores elétricos ao seu favor, permitindo assim uma agilidade ainda maior nas cidades. A velocidade máxima do modelo será limitada a 105 km/h, o que é suficiente para uma scooter urbana.
Scooter elétrica da BYD pode chegar ao mercado já em 2024
Em termos de tecnologia, a bateria de íon de lítio da futura scooter da BYD conta com 72 volts e 5 kWh, entregando uma autonomia declarada de 200 km.
É necessário cerca de três horas para carregar o componente em 90%, utilizando um carregador AC Tipo 2 de 1,5 quilowatts. Tendo em vista que já está em fase final de testes, a Scorpio e a BYD devem lançar a versão de produção do X1 em 2024.
Entretanto, será possível ver a Scooter elétrica de perto ainda neste ano, durante o Salão de Motos de Milão, que acontecerá entre 7 e 12 de novembro de 2023. Esta pode ser uma grande chance da chinesa BYD em mostrar sua capacidade no mercado de scooters elétricas.
Multinacional BYD avança no mercado de carros elétricos
Enquanto fecha parcerias para entrar no mercado de motos elétricas, a BYD anunciou nesta quarta-feira que alcançou a produção de 5 milhões de veículos elétricos e híbridos. Até julho, as vendas acumuladas globais desses modelos alcançaram 4,8 milhões de unidades.
A marca foi anunciada por Wang Chuanfu, presidente e CEO da montadora, em uma cerimônia realizada na sede global da BYD, em Shenzhen, na China. Segundo o executivo, hoje a empresa alcançou um momento histórico ao testemunhar o lançamento de seu veículo de número 5 milhões da linha de produção.
Os carros elétricos impulsionam de forma significativa o ritmo da indústria automobilística da China nos últimos anos. Foram 14 anos para a indústria chegar ao patamar de 10 milhões de veículos de energia sustentável e menos de 18 meses para dobrar esse número e chegar aos 20 milhões de veículos produzidos. No último ano, os carros elétricos da BYD tiveram um crescimento enorme, chegando a quase 1,9 milhão de unidades.