1. Início
  2. / Economia
  3. / Sem burocracia: SC aprova projeto que destrava investimentos, acelera abertura de empresas e promete explosão de novos negócios
Localização SC Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Sem burocracia: SC aprova projeto que destrava investimentos, acelera abertura de empresas e promete explosão de novos negócios

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 17/09/2025 às 20:27
Projeto em SC promete destravar investimentos, reduzir burocracia e acelerar a abertura de empresas, criando um ambiente mais ágil
Projeto em SC promete destravar investimentos, reduzir burocracia e acelerar a abertura de empresas, criando um ambiente mais ágil
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Programa aprovado na Alesc quer reduzir burocracias, ampliar atividades de baixo risco e impulsionar a economia catarinense com novos empregos

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei que cria o Programa Estadual de Modernização do Ambiente de Negócios Catarinense. A proposta agora segue para sanção do governador Jorginho Mello.

O texto busca desburocratizar e simplificar a abertura de empresas no estado. Além disso, o projeto pretende estimular o desenvolvimento de atividades econômicas e facilitar a vida de quem decide empreender.

Objetivo é destravar investimentos e gerar empregos

O Programa Estadual de Modernização do Ambiente de Negócios Catarinense prevê mudanças para facilitar o empreendedorismo.

Os pilares da proposta são a liberdade econômica, a desburocratização na abertura de novos negócios e a promoção de segurança jurídica.

O governo de Santa Catarina espera que as alterações resultem em novos investimentos e na geração de empregos. A ideia é impulsionar a economia estadual com mais agilidade para os empresários.

O governador Jorginho Mello afirma que a proposta representa um incentivo direto para o setor produtivo. “O objetivo do projeto é facilitar a vida do empresário e da empresária catarinense, reduzindo a burocracia e garantindo a liberdade econômica para quem deseja empreender. O Governo do Estado está dando um voto de confiança porque sabe que o empresário catarinense é sério e comprometido. Temos certeza de que a economia de Santa Catarina será ainda mais pujante, com mais segurança jurídica e incentivo ao empreendedorismo”, disse.

Lista de atividades de baixo risco será ampliada

O projeto também amplia a lista de atividades econômicas classificadas como de baixo risco.

A medida permite que empresas iniciem suas operações com mais agilidade, por meio de autodeclaração, sem depender de ato público de liberação.

Com a mudança, o número de atividades beneficiadas chegará a 896, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Essa dispensa agiliza o processo de abertura de empresas, reduzindo exigências para negócios que não apresentam risco potencial.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, explicou os efeitos da alteração.

A legislação atual exige das empresas, antes de começarem a funcionar, uma série de vistorias e liberações por órgãos de fiscalização. O novo projeto dispensa essa burocracia para aquelas atividades consideradas de baixo risco, que não representam dano potencial. Ou seja, simplifica para o empresário. É importante ressaltar, no entanto, que o projeto foi discutido com o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto do Meio Ambiente, e demais órgãos, para garantir a segurança de trabalhadores, consumidores e também a preservação do meio ambiente”, afirmou.

Fiscalização continuará mesmo com dispensa

O texto do projeto deixa claro que a dispensa valerá apenas para o ato público de liberação. A fiscalização seguirá normalmente. “A dispensa dos atos públicos de liberação não exime a atividade da fiscalização dos órgãos e das entidades competentes, em qualquer tempo ou enquanto forem exercidas atividades econômicas, para verificação do cumprimento dos requisitos necessários”, diz o projeto.

Com isso, as empresas poderão abrir com mais rapidez, mas continuarão sujeitas ao controle dos órgãos competentes.

A proposta pretende equilibrar a agilidade na abertura de negócios com a manutenção das normas de segurança e proteção ao meio ambiente.

Diversos setores serão contemplados

A lista de atividades consideradas de baixo risco está anexada ao projeto e inclui diferentes segmentos. Estão contemplados, por exemplo, cultivo de frutas, grãos e hortaliças, confecção de roupas, comércios, serviços de manutenção, serviços financeiros e administrativos, atividades culturais e oferta de cursos.

Com essa ampliação, setores diversos poderão iniciar suas atividades sem esperar por longos processos de liberação, desde que cumpram as normas e sejam classificados como de baixo risco.

Comitê poderá atualizar a lista de atividades

O projeto também cria o Comitê para Gestão da Rede Estadual para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios de Santa Catarina (CGSIM-SC).

Esse comitê terá autonomia para alterar a lista de atividades consideradas de baixo risco, incluindo ou excluindo itens sem a necessidade de um novo projeto de lei.

A proposta determina que o comitê informe a Assembleia Legislativa (Alesc) sempre que atualizar a lista. O risco potencial será avaliado conforme a natureza da atividade econômica e as características da edificação. A regulamentação da lei definirá a composição do órgão.

A criação desse comitê pretende tornar o processo mais ágil e evitar atrasos na modernização das regras, ajustando a lista conforme as necessidades do ambiente de negócios catarinense.

Expectativa de impacto positivo

O presidente da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), Fernando Baldissera, avalia que a criação do comitê representa um avanço importante para o estado. “A criação de um comitê para deliberação acerca das atividades de baixo risco é um grande passo para a modernização do ambiente de negócios em Santa Catarina”, afirmou.

Com a sanção do governador Jorginho Mello, o governo pretende implementar rapidamente o Programa Estadual de Modernização do Ambiente de Negócios Catarinense e impulsionar a economia do estado com mais liberdade para os empreendedores.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x