A Saveiro Robust 2025 chega ao mercado como a versão de entrada da famosa picape da Volkswagen. Com um preço mais acessível do que sua principal concorrente, a Fiat Strada, essa picape mantém a proposta de um veículo robusto e confiável para o trabalho. No entanto, será que a falta de novidades e a ausência de equipamentos modernos tornam essa escolha viável? Vamos analisar todos os detalhes.
O visual da Saveiro Robust 2025 não passou por grandes transformações. A frente recebeu um facelift leve, mantendo o design simples e funcional. O conjunto óptico continua básico, com luzes halógenas em tom amarelado, sem opção de LED. O para-choque preto reforça a proposta de um carro voltado para o trabalho, dispensando detalhes sofisticados.
Na traseira, a picape ostenta a inscrição “Robust” em vez de “Saveiro”. A caçamba continua sendo um dos seus maiores atrativos, com capacidade para 924 litros e carga útil de até 664 kg. A tampa traseira conta com um sistema de amortecimento que impede que ela caia bruscamente, um detalhe simples, mas funcional.
Motor confiável e câmbio manual da Saveiro Robust 2025
Sob o capô, a Saveiro Robust 2025 mantém o motor 1.6 aspirado EA211. Com 116 cv no etanol e 106 cv na gasolina, além de um torque de 16,1 kgfm no etanol e 15,4 kgfm na gasolina, esse motor é conhecido pela confiabilidade e pela manutenção barata. No entanto, não apresenta avanços tecnológicos, como turbo ou injeção direta.
-
Conheça o SUV elétrico da Hyundai com tração de 312 cv, estrutura “Mão de Deus”, bateria LFP da BYD e autonomia de até 700 km em testes extremos
-
Quais carros usados da Toyota, Fiat e Honda têm bom porta-malas, motor com injeção direta e câmbio CVT? Veja 3 opções fora do óbvio que ainda oferecem baixo consumo e ótima revenda
-
Volkswagen Lamando L 2026: modelo irmão do Jetta ressurge com novo motor 1.5 TSI com turbina de geometria variável de 220 cv e visual GTS com ‘sorriso sinistro’ que chama atenção na China
-
Carros lançados em julho agitam o Brasil: Ford, Audi, Fiat e Chevrolet trazem propostas ousadas
O câmbio é exclusivamente manual de cinco marchas, sem opção de transmissão automática. Isso pode ser um ponto negativo para quem busca mais conforto, mas, por outro lado, mantém a condução simples e direta, garantindo um desempenho satisfatório para o propósito da picape.
Interior básico e sem luxos
Ao entrar na Saveiro Robust 2025, é como fazer uma viagem no tempo. O painel e os acabamentos são totalmente em plástico, sem qualquer sofisticação. Há poucos itens de conforto, como vidros elétricos e ajuste de altura do banco, mas a simplicidade predomina. Não há central multimídia, apenas uma preparação para som.
O painel de instrumentos é analógico e bem básico, sem velocímetro digital ou informações avançadas. Os bancos oferecem um nível de conforto aceitável, mas a cabine simples limita bastante o espaço interno. Um detalhe curioso é a ausência de regulagem de altura do volante e a falta de um espelho no para-sol do motorista.
Desempenho e consumo
Por ser um carro leve, com 1.076 kg, a Saveiro Robust 2025 entrega um desempenho razoável. O motor 1.6, aliado ao câmbio manual, garante um 0 a 100 km/h na casa dos 10 segundos, segundo a Volkswagen. A dirigibilidade é boa, e a suspensão reforçada permite enfrentar pisos irregulares sem dificuldades.
No etanol, a Saveiro faz 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, enquanto na gasolina chega a 10 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. Esses números são compatíveis com sua proposta, mas poderiam ser melhores se a Volkswagen adotasse uma motorização mais moderna.
Preço e concorrência
O preço da Saveiro Robust 2025 parte de R$ 105.000. Para uma picape sem grandes diferenciais, o valor pode parecer elevado, especialmente considerando que não há opcionais sofisticados.
A principal rival, Fiat Strada, custa cerca de R$ 108.000 na versão de entrada, mas oferece mais opções, incluindo câmbio automático e motorização turbo em versões superiores. Isso torna a Strada uma escolha mais versátil para diferentes perfis de compradores.