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Saudi Aramco investe pesado em motores a combustão e acredita em demanda eterna, enquanto os carros elétricos desaceleram

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 09/07/2024 às 18:08
Saudi Aramco investe pesado em motores a combustão e acredita em demanda eterna, enquanto os carros elétricos desaceleram
Imagem: MJ/Divulgação

Enquanto os carros elétricos desaceleram, maior petrolífera do mundo aposta no futuro dos motores tradicionais

Vocês acreditam que os motores a combustão estão com os dias contados? Pois a Saudi Aramco não pensa assim! Conforme a Folha de São Paulo, a maior empresa de petróleo do mundo acaba de fazer uma jogada ousada, investindo pesado nos motores a combustão. Vamos entender essa história.

A Saudi Aramco, maior petrolífera do mundo, está apostando que os motores a combustão vão estar por aí por um bom tempo, mesmo com a ascensão dos carros elétricos. No mês passado, a gigante do petróleo adquiriu 10% da Horse Powertrain, uma empresa focada em construir esses motores, por 740 milhões de euros (R$ 4,3 bilhões). Essa parceria com a chinesa Geely e a francesa Renault visa suprir a demanda das montadoras que vão parar de desenvolver seus próprios motores.

Yasser Mufti, vice-presidente executivo da Saudi Aramco, explicou que eliminar completamente os motores a combustão seria muito caro e complicado. Ele acredita que esses motores ainda terão uma longa vida, especialmente considerando fatores como acessibilidade.

O que dizem os especialistas sobre o investimento da Saudi Aramco?

Matias Giannini, CEO da Horse, também está confiante. Segundo ele, até 2040, mais da metade dos veículos ainda terá algum tipo de motor a combustão, seja ele puro, híbrido ou plug-in. A Horse já está garantindo contratos e desenvolvendo novos motores para atender às legislações ambientais.

A joint venture entre Geely e Renault, que formou a Horse, conta com 19 mil funcionários e 17 fábricas ao redor do mundo, com capacidade para produzir 3,2 milhões de motores por ano e a meta de chegar a 5 milhões. “Não há ninguém fazendo o que propomos fazer”, diz Giannini.

Carros elétricos vs. motores a combustão

Saudi Aramco investe pesado em motores a combustão e acredita em demanda eterna, enquanto os carros elétricos desaceleram
Horse, da Renault, inicia produção de componentes para veículos híbridos no Brasil

Philippe Houchois, analista automotivo da Jefferies, disse que a transição para veículos elétricos está mais lenta do que muitos esperavam. Montadoras menores, como Honda e Nissan, podem se tornar clientes da Horse. A Toyota, por exemplo, está desenvolvendo novos motores híbridos menores e mais eficientes.

Enquanto isso, a Saudi Aramco, maior petrolífera do mundo, está expandindo sua rede global de postos de abastecimento e investindo em pesquisas para desenvolver combustíveis de baixo carbono e sintéticos. Recentemente, compraram a marca de lubrificantes Valvoline por US$ 2,65 bilhões, e todos os motores da Horse usarão produtos Valvoline em seu “primeiro enchimento”.

Um futuro sustentável para os motores a combustão?

A Saudi Aramco acredita que ainda há espaço para melhorias significativas nos motores a combustão, tornando-os mais competitivos contra os carros elétricos não apenas em custo, mas também em sustentabilidade. Eles estão investindo em laboratórios de pesquisa para desenvolver combustíveis mais limpos e eficientes.

Então, será que os motores a combustão vão mesmo desaparecer ou ainda têm um longo caminho pela frente? Só o tempo dirá, mas a Saudi Aramco tá colocando suas fichas nessa aposta.

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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