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São Paulo terá Metrô que vai direto para o Aeroporto de Congonhas e isso já tem data para acontecer! Projeto tem investimentos de mais de 3 BILHÕES e expectativa de 6 MIL empregos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 07/10/2024 às 21:22
(Imagem/ IA)
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A Linha 17-Ouro promete transformar São Paulo! Conectando o Aeroporto de Congonhas, a nova linha de monotrilho gera empregos, atrai bilhões em investimentos e melhora a mobilidade urbana.

Parece que o tão esperado dia finalmente está próximo! A capital paulista está prestes a expandir sua rede de transporte com uma conexão direta ao Aeroporto de Congonhas.

Mas não é apenas o acesso facilitado ao aeroporto que torna essa novidade tão empolgante.

O projeto da Linha 17-Ouro traz consigo promessas de milhares de empregos e investimentos bilionários, que devem transformar a infraestrutura da cidade e fortalecer a economia local.

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Conforme anunciou o governador Tarcísio de Freitas, os testes com o primeiro trem começarão em janeiro de 2025.

Essa etapa marca um avanço crucial, e a expectativa é de que a linha entre em operação em 2026.

A obra vai muito além de facilitar o transporte — ela promete gerar milhares de vagas e atrair investimentos significativos, preparando São Paulo para o futuro.

O impacto econômico da Linha 17-Ouro

De acordo com o governo do Estado de São Paulo, a Linha 17-Ouro representa um investimento de cerca de R$ 3 bilhões.

Esse montante, além de viabilizar a construção e operação da linha, prevê uma geração de mais de 6.000 empregos diretos e indiretos.

Conforme relatou o governo estadual, a construção e o início das operações devem mobilizar o setor de infraestrutura, engenharia, segurança, e logística, gerando vagas em diversos níveis e áreas.

Além disso, o projeto também conta com a participação de empresas internacionais, como a BYD Skyrail, que está encarregada de fabricar e fornecer os trens que operarão na linha.

A previsão é que a nova linha de monotrilho possa transportar até 90 mil passageiros por dia, um reforço essencial para a mobilidade urbana na capital paulista.

A Linha 17-Ouro vai ligar o Aeroporto de Congonhas ao Metrô de São Paulo em 2026. Projeto promete milhares de empregos e grandes investimentos. (Imagem/ Divulgação)
A Linha 17-Ouro vai ligar o Aeroporto de Congonhas ao Metrô de São Paulo em 2026. Projeto promete milhares de empregos e grandes investimentos. (Imagem/ Divulgação)

Avanços na construção e primeiros testes

A Linha 17-Ouro, que ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, na Linha 9-Esmeralda, trará um importante diferencial para os passageiros que utilizam o aeroporto.

No total, serão 8 estações, incluindo Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Aeroporto de Congonhas e Washington Luís.

Em uma visita ao Pátio Água Espraiada no último dia primeiro, o governador Tarcísio de Freitas afirmou:

“Estamos acompanhando o empreendimento e ele está de acordo com o cronograma projetado. A obra civil está avançando, e os trabalhos nos terminais também estão bem mobilizados. Nos próximos meses, as pessoas começarão a notar uma grande diferença, pois muitos equipamentos estão chegando para instalação”.

Os testes começarão no Pátio Água Espraiada e serão realizados em várias fases, incluindo testes estáticos, onde cada sistema do trem será avaliado minuciosamente, e testes dinâmicos, que verificarão o desempenho da composição em movimento.

O impacto nos próximos anos

O monotrilho da Linha 17-Ouro é esperado para melhorar a conectividade na zona sul de São Paulo.

Além de facilitar o acesso ao aeroporto, a linha deve reduzir o tempo de deslocamento entre várias regiões da cidade.

A chegada dos trens fabricados na China marca um passo importante para o projeto, que envolve a importação e instalação de 14 composições.

Cada trem conta com capacidade para até 616 passageiros, além de assentos e áreas reservadas para pessoas com deficiência.

A segunda composição deve chegar ao Brasil ainda em 2024, com as demais previstas ao longo de 2025.

A Linha 17-Ouro vai ligar o Aeroporto de Congonhas ao Metrô de São Paulo em 2026. Projeto promete milhares de empregos e grandes investimentos. (Imagem/ Divulgação)
A Linha 17-Ouro vai ligar o Aeroporto de Congonhas ao Metrô de São Paulo em 2026. Projeto promete milhares de empregos e grandes investimentos. (Imagem/ Divulgação)

Potencial para o desenvolvimento local

O novo trecho representa um impacto considerável para a economia local e para a melhoria da mobilidade urbana na cidade.

Segundo estimativas do governo estadual, o projeto terá reflexos positivos não só na empregabilidade mas também no desenvolvimento de setores como o comércio e serviços.

Com a previsão de atender 90 mil passageiros por dia, a Linha 17-Ouro promete alavancar o crescimento em áreas ao redor das novas estações, criando oportunidades para empreendedores e investidores.

Integração do Metrô e conexão com outras linhas

A integração com outras linhas da rede metroviária é um dos pontos altos da Linha 17-Ouro.

Além da conexão direta com a Linha 9-Esmeralda, o novo monotrilho terá ligação com a Linha 5-Lilás, facilitando o acesso de passageiros a diversos pontos da cidade e promovendo um transporte mais eficiente.

A estrutura do monotrilho inclui plataformas elevadas, e cada composição é equipada com cinco carros.

Com 114 assentos e capacidade para 616 passageiros, a linha é projetada para atender a demanda crescente de passageiros na região sul de São Paulo.

A previsão para o início das operações é 2026, e a expectativa é de que a Linha 17-Ouro traga benefícios duradouros para a cidade, incentivando o uso do transporte público e ajudando a reduzir o trânsito nas principais vias de São Paulo.

Você acha que o investimento na Linha 17-Ouro realmente vai melhorar a mobilidade urbana e gerar todos esses benefícios econômicos? Deixe sua opinião nos comentários!

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E.PETREANU
E.PETREANU
13/10/2024 06:57

Que vergonha! No Brasil ninguém é capaz de fabricar um trem desses a um custo menor…

Alberto
Alberto
10/10/2024 18:40

Ao contrário da matéria, o custo é de 6 bilhões e 194 milhões de reais e nao 3 bilhoes, com um atraso de 12 anos, isso se tudo der certo.
E duvido muito que a geração de empregos não chegue nem perto do prometido, visto que ele cruzará regiões extremamente de moradias e não comerciais.

Hélio
Hélio
09/10/2024 22:14

Nosso Governador Tarcisio chegou chegando! O cara é um Fenômeno!

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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