São Paulo atinge quase mil ônibus elétricos em circulação e reforça liderança no transporte público sustentável. Prefeitura aposta em tecnologia, conforto e redução da poluição para transformar a mobilidade urbana.
A cidade de São Paulo segue firme em sua meta de renovar a frota de transporte público com veículos sustentáveis. Nesta segunda-feira (22), em pleno Dia Mundial sem Carro, o prefeito Ricardo Nunes anunciou a entrega de 120 novos ônibus elétricos, ampliando a frota não poluente para 961 veículos em operação.
Tecnologia garante infraestrutura para expansão elétrica
Antes mesmo da entrega dos novos coletivos, a Prefeitura já havia dado um passo importante no último dia 18. Foi iniciado o processo de instalação dos sistemas de armazenamento de energia BESS em garagens de ônibus, com previsão de funcionamento em até 90 dias. Essa inovação, que não gera custos para os cofres municipais, será executada pela Huawei em parceria com o Grupo Matrix Energia.
A tecnologia permitirá que os veículos sejam carregados com maior independência da distribuidora de energia, fortalecendo a infraestrutura elétrica e preparando a cidade para a expansão da mobilidade elétrica.
-
Aumento acelerado de carros elétricos no Brasil vira motivo de brigas e ações judiciais entre moradores e síndicos em condomínios de luxo
-
Com bateria de bicicleta elétrica ligada na tomada, explosão destrói apartamento no Rio de Janeiro durante a madrugada e reacende alerta sobre riscos em e-bikes
-
Crescimento explosivo: consumo de energia por veículos elétricos dispara no Brasil e acelera a transição energética
-
Aumento do consumo de energia no Brasil cresce com expansão dos carros elétricos, infraestrutura de recarga, transição energética, energia limpa e mobilidade sustentável
A substituição progressiva dos ônibus a diesel vem trazendo resultados expressivos. Cada coletivo elétrico é capaz de evitar a emissão de 87 toneladas de CO₂ por ano, número que equivale ao plantio de aproximadamente 6,4 mil árvores. Além disso, o corte no uso de diesel contribui diretamente para a redução da poluição do ar e melhora da saúde pública.
Ricardo Nunes destacou que a capital paulista já é referência nacional em políticas ambientais, reforçando que os veículos elétricos oferecem ganhos não apenas ambientais, mas também sociais.
Mais conforto e qualidade para passageiros e motoristas
Os novos ônibus elétricos de São Paulo contam com ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas USB, garantindo mais comodidade para os passageiros. Como são silenciosos, reduzem a poluição sonora e tornam a viagem mais agradável.
O impacto positivo também é percebido pelos profissionais que atuam diariamente no transporte público. A motorista Simone de Lima, com 18 anos de experiência, afirmou que dirigir um ônibus elétrico gera menos desgaste físico e proporciona mais disposição ao fim da jornada de trabalho.