1. Início
  2. / Indústria
  3. / Santos Brasil comemora 25 anos com operação de transporte de combustíveis em novo terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui
Localização MA Tempo de leitura 3 min de leitura

Santos Brasil comemora 25 anos com operação de transporte de combustíveis em novo terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 01/12/2022 às 12:21
A empresa deu início às operações com granéis líquidos na inauguração do novo terminal localizado no Porto do Itaqui. O empreendimento trará novas oportunidades de negócios no mercado de combustíveis para a Santos Brasil.
Foto: Porto do Itaqui

A empresa deu início às operações com granéis líquidos na inauguração do novo terminal localizado no Porto do Itaqui. O empreendimento trará novas oportunidades de negócios no mercado de combustíveis para a Santos Brasil.

Localizado no estado do Maranhão, o Porto do Itaqui deu mais um grande passo e está nesta quinta-feira, (01/12), expandindo seus negócios no ramo de combustíveis. Isso, pois a gigante Santos Brasil inaugurou um terminal de granéis líquidos no espaço, o TGL 3, responsável pelo transporte de diesel, gasolina, etanol e biodiesel. O empreendimento foi lançado em comemoração aos 25 anos da empresa no Brasil, que agora investe na expansão de sua presença no mercado nacional.

Porto do Itaqui sedia a inauguração do TGL 3, o novo terminal de granéis líquidos focado em combustíveis da companhia Santos Brasil

A companhia Santos Brasil dá continuidade ao seu plano de expansão no mercado nacional com a construção de novos empreendimentos com grande potencial no setor portuário.

Agora, foi a vez do Porto do Itaqui, localizado no estado do Maranhão, ser a sede da inauguração de um novo terminal de movimentação de granéis líquidos.

A primeira operação de recebimento de diesel e gasolina por navio de cabotagem aconteceu no TGL 3, primeiro dos três terminais arrematados pela empresa em 2021, sendo um sucesso completo para a companhia.

O local possui uma capacidade nominal de armazenamento de 20 mil m³ de granéis líquidos, sendo comandado pelos combustíveis diesel, gasolina, etanol anidro e biodiesel.

Além disso, o terminal possui interligação com os modais marítimo, rodoviário, ferroviário e dutoviário, garantindo assim mais agilidade e eficiência no transporte dos produtos.

Esse é um dos grandes empreendimentos da Santos Brasil para o futuro do Porto do Itaqui e representa um avanço nas operações com granéis líquidos.

Dessa forma, a primeira operação de movimentação dos combustíveis no complexo maranhense marcou um grande avanço para a companhia portuária, que busca investir nesse segmento para os próximos anos.

“O Porto do Itaqui é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e tem enorme potencial ligado ao agronegócio. Esperamos capturar o crescimento da demanda dos clientes do porto e aumentar a ocupação dos nossos terminais progressivamente”, comentou Carlos Quintero, diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil.

Terminal TGL 3 contará com obras de ampliação para expandir a capacidade de operações com granéis líquidos no Porto do Itaqui

Agora que iniciou as operações no segmento de movimentação e armazenagem de granéis líquidos, a Santos Brasil fará fortes investimentos na expansão da sua infraestrutura.

Dessa forma, a empresa realizará obras de ampliação da estrutura dos terminais TGL 3 e TGL 1 ao longo dos próximos meses.

O projeto incluirá reformas como a implantação de novos tanques, modernização dos sistemas de carregamento, aumento e atualização da automação, novo acesso rodoviário e ampliação das posições de carregamento ferroviário.

Para isso, a Santos Brasil aguarda somente a autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o que deve acontecer ainda durante este mês de dezembro.

Já o projeto do greenfield inclui a construção de 85 mil m³ de capacidade nominal e de toda a infraestrutura do terminal.

Os investimentos da empresa nos seus três terminais do Porto do Itaqui somam R$ 600 milhões e serão responsáveis pela ampliação da capacidade nominal de 54 mil m³ para 201 mil m³.

Assim, a Santos Brasil continuará voltando seus esforços para expandir o seu portfólio de negócios no ramo de granéis líquidos, com foco no mercado de combustíveis.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos