Com mais de 100 obras em andamento ou concluídas, o programa Estrada Boa busca entregar até 2026 uma malha viária segura, moderna e totalmente recuperada em Santa Catarina.
O Governo de Santa Catarina está promovendo um dos maiores investimentos em rodovias de sua história. Por meio do programa Estrada Boa, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), o Estado já soma mais de 100 obras em andamento ou concluídas, com investimentos que ultrapassam R$ 3,5 bilhões em todas as regiões.
A iniciativa vem alterando rapidamente o panorama da malha viária catarinense e busca garantir infraestrutura moderna, segura e durável para impulsionar o desenvolvimento econômico.
Em 2023, um estudo da Fetrancesc apontava que 73% das rodovias estaduais estavam classificadas como ruins ou péssimas.
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Após a execução de dezenas de projetos do Estrada Boa, esse cenário mudou de forma expressiva: atualmente, 80% da malha está em condições ótimas ou boas, segundo dados do governo. A meta é alcançar 100% das rodovias em estado de regular a ótimo até o final do primeiro semestre de 2026.
SC-305 simboliza os avanços no Extremo Oeste
Um dos projetos mais emblemáticos do programa está na SC-305, no Extremo Oeste do estado.
A rodovia liga São Lourenço do Oeste a Campo Erê e é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola e industrial da região.
As obras, aguardadas há mais de 40 anos, contam com investimento de R$ 120 milhões e aplicam tecnologias modernas para garantir qualidade e durabilidade.
“A SC-305 é uma obra aguardada há mais de quatro décadas e que agora vai sair do papel. Ela vai garantir mais segurança para quem trafega e criar condições adequadas para o desenvolvimento econômico, fortalecendo o escoamento da produção agrícola e industrial e impulsionando a integração regional”, declarou o governador Jorginho Mello.
O projeto na SC-305 compreende 28 quilômetros de rodovia, com implantação de 11,1 km de terceiras faixas nos dois sentidos, acostamentos em toda a extensão e construção de calçadas nos perímetros urbanos de Presidente Juscelino e Três Voltas.
Também estão previstas três novas interseções para melhorar a segurança do tráfego e intervenções no sistema de drenagem, com substituição e reforço de bueiros.
Obras incorporam tecnologias avançadas de engenharia
As obras da SC-305 se destacam pelo uso de tecnologias que buscam aumentar a eficiência e reduzir custos de manutenção.
Duas usinas completas de concreto foram montadas no próprio canteiro, garantindo precisão na dosagem do material. Além disso, a execução conta com uma pavimentadora semi-robótica, que eleva a qualidade do serviço.
“O pavimento de concreto é uma escolha estratégica, especialmente para rodovias com tráfego intenso e carga pesada. Ele apresenta maior durabilidade, menor necessidade de manutenção e garante mais segurança aos motoristas. Com as usinas montadas no local e o uso de equipamentos modernos, estamos assegurando uma obra com qualidade e economia a longo prazo”, afirmou o secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.
A aplicação de tecnologias modernas também aparece em outras obras.
Entre os recursos usados estão o reaproveitamento do material da própria rodovia, reduzindo custos e impactos ambientais, e o uso de asfaltos modificados com polímeros, que aumentam a durabilidade e a resistência ao tráfego pesado.
Há ainda trechos com asfalto feito com borracha de pneus inutilizados, que melhora a resistência e contribui para a sustentabilidade ambiental.
Investimentos se espalham por todas as regiões do estado
Além do Extremo Oeste, o programa Estrada Boa executa obras em todas as regiões de Santa Catarina. No Litoral, está em andamento a triplicação da SC-401, no Norte da Ilha, a rodovia estadual mais movimentada do estado, com investimento de R$ 73 milhões.
Também faz parte do programa a obra de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, um dos marcos turísticos e culturais de Florianópolis.
No Norte, estão em andamento a restauração da SC-477 (Canoinhas – Monte Castelo) e a duplicação da SC-108 (Guaramirim – Massaranduba), que somam quase R$ 300 milhões em investimentos.
No Vale do Itajaí, os destaques são o novo trevo de acesso em Itajaí, na interseção da SC-486 com a BR-101, e a pavimentação da SC-281 entre Ituporanga e Atalanta.
No Planalto Serrano, o programa contempla a pavimentação da SC-370, incluindo o trecho da Serra do Corvo Branco, e a ligação entre Rio Rufino e Urubici.
No Sul, estão em andamento o acesso ao Rio Grande do Sul pela SC-290 (Serra do Faxinal) e os contornos viários de Criciúma e Cocal do Sul, que juntos superam R$ 250 milhões em investimentos.
No Meio-Oeste, o foco está na restauração da SC-120 entre Curitibanos e Lebon Régis e nas obras da SC-452, que liga Fraiburgo à BR-470, atendendo municípios com forte produção agrícola.
Já no Oeste e Extremo Oeste, além da SC-305, há melhorias na SC-283 no corredor de Chapecó a Concórdia, passando por Arvoredo, Seara e Arabutã; a pavimentação da SC-350 (Abelardo Luz – Passos Maia); e a ampliação e restauração com pavimento de concreto da SC-160. Somadas, essas obras ultrapassam R$ 250 milhões em investimentos na região.